Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Alemanha afirma que nunca se esteve tão perto de um acordo nuclear com o Irã

Kerry, porém, diz que ainda há "grandes diferenças" em negociação sobre programa nuclear

Internacional|

O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, disse neste sábado (22) em Viena que a possibilidade de solucionar o conflito nuclear com o Irã nunca esteve tão perto, mas insistiu que ainda é necessário que Teerã se movimente para garantir que não há intenções militares em seu programa atômico.

"Após dez anos de longas negociações com o Irã, chega aqui em Viena a hora da verdade. Acho que posso dizer que nunca estivemos tão perto quanto neste instante" de chegar a um acordo, declarou o ministro alemão à imprensa em sua chegada ao hotel vienense onde as grandes potências negociam com o Irã desde terça-feira.

Apesar dessa possibilidade e de os contatos estarem acontecendo em um ambiente "construtivo", Steinmeier disse que isso não anula o fato de que há diferenças em muitos aspectos e que é o Irã quem deve movimentar suas posturas para chegar a um acordo.

Irã não permitirá inspeções nucleares "especiais" da Agência Internacional de Energia Atômica

Publicidade

Material radioativo vaza em incêndio de usina nuclear na Escócia

"Por isso, depende de se o Irã reconhece a oportunidade de chegar aqui a um resultado da negociação. Se é assim, é preciso um movimento", sentenciou o ministro. 

Publicidade

Steinmeier indicou que as grandes potências desejam que a negociação tenha êxito, mas que qualquer acordo deve cumprir o objetivo de dar a segurança de que Teerã não tenta desenvolver armas nucleares.

"O Irã deve perceber que nós, que queremos que a negociação tenha êxito, temos que estar seguros que não há nenhum caminho e nenhum retrocesso rumo a um armamento nuclear", resumiu.

Publicidade

Steinmeier declarou que ainda não está claro se será possível chegar finalmente a um acordo e reconheceu que, por enquanto, há mais especulações que pistas ou sinais concretos. O ministro disse que é preciso esperar pra ver como se desenvolvem as conversas nos próximos dias e prometeu fazer todos os esforços para conseguir um acordo. 

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, disse neste sábado (22) que ainda há diferenças importantes nas negociações sobre o programa nuclear iraniano, apesar dos sinais de progresso a dois dias do prazo final para um acordo definitivo entre Teerã e potências mundiais.

"Estamos trabalhando duro", disse Kerry antes de um encontro com o ministro alemão das Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier. "Esperamos fazer progresso com cuidado, mas temos grandes diferenças, ainda temos algumas diferenças importantes, que estamos trabalhando para diminuir".

O chamado Grupo 5+1 (formado por China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia, mais a Alemanha) tenta fechar há um ano com Teerã um acordo que dê garantias que o país não pode obter armas atômicas em curto prazo, ao mesmo tempo em que se lhe assegura seu direito ao uso civil da energia nuclear. Ambas partes definiram a próxima segunda-feira, dia 24, como data limite para chegar a um acordo. 

O que acontece no mundo passa por aqui

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.