Avião da AirAsia subiu em velocidade alta demais antes de cair
Airbus caiu no mar de Java, no último dia 28 de dezembro, com 162 pessoas a bordo
Internacional|Do R7
O avião da AirAsia que caiu em dezembro no mar de Java com 162 pessoas a bordo subiu a uma velocidade excessiva antes de cair, informou nesta terça-feira (20) o ministro de Transporte da Indonésia, Ignasius Jonan.
Segundo a rede de televisão Channel NewsAsia, Jonan disse no parlamento que, poucos minutos antes do fato, "o aparelho alcançou uma velocidade mais alta do que o normal" e subiu o equivalente a 1.800 metros por minuto.
"Para um voo comercial, subir ao redor de mil ou dois mil pés (300-600 metros/minuto) já é considerado extraordinário", precisou.
Obama quer aumentar imposto para norte-americanos ricos
Liga Árabe pede ajuda à UE para resolver 'problema' da Síria
Ontem fontes oficiais garantiram que as caixas-pretas não apresentaram provas de que tenha havido um atentado contra o avião.
O voo QZ-8501 da AirAsia decolou de Surabaia, em Java, na madrugada de 28 de dezembro e deveria aterrissar algumas horas mais tarde em Cingapura, mas caiu no mar de Java cerca de 40 minutos após partir.
No avião viajavam 155 indonésios, três sul-coreanos, um britânico, um francês, um malaio e um cingapuriano, e uma tripulação de sete pessoas.
No dia do acidente havia formações de cumulonimbus, nuvens em forma de espiral com ar gelado e úmido que provocaram fortes chuvas e raios.