Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bento 16 estava "esgotado há muito tempo", revela biógrafo em entrevista

Peter Seewald também negou que a renúncia tenha a ver com o chamado "escândalo Vatileaks"

Internacional|

Segundo revelou o jornalista, há cerca de 10 semanas, Bento 16 havia dito "não se pode esperar muito mais de mim"
Segundo revelou o jornalista, há cerca de 10 semanas, Bento 16 havia dito "não se pode esperar muito mais de mim" Segundo revelou o jornalista, há cerca de 10 semanas, Bento 16 havia dito "não se pode esperar muito mais de mim"

O biógrafo do papa Bento 16 e autor do livro-entrevista Luz do Mundo, o alemão Peter Seewald, afirmou, em depoimento publicado neste sábado (16), que Joseph Ratzinger estava "esgotado há muito tempo", e negou que a renúncia tenha a ver com o chamado "escândalo Vatileaks".

Segundo revelou o jornalista, há cerca de 10 semanas, Bento 16 havia dito "não se pode esperar muito mais de mim".

Em entrevista ao jornal alemão Focus, Seewald admitiu ter se reunido repetidas vezes com o papa, no Vaticano, nos últimos meses. No último desses encontros, Ratzinger respondeu à pergunta do biógrafo sobre o que poderia se esperar de seu pontificado. A resposta, para ele, foi reveladora. "Sou um homem idoso, as forças me abandonam. Acho que basta o que fiz até agora".

Legado de Bento 16 será marcado por sua renúncia

Publicidade

Veja os desafios que aguardam o novo papa

Papa vai ter segurança e imunidade ao ficar no Vaticano

Publicidade

Seewald afirmou que nunca havia visto Bento 16 tão esgotado e complementa explicando que seu terceiro livro, sobre Jesus Cristo, foi concluído "com suas últimas forças".

Sobre o caso do "Vatileaks", em alusão ao vazamento de informações de seu mordomo, Seewald afirma que a renúncia, marcada para dia 28 de fevereiro, não tem relação, apesar de admitir que a traição causou "grande decepção" ao pontífice.

Publicidade

O escritor explica em diversas conversas ficou claro para ele que, o papa considera que na investigação do assunto deve ser "preservada a independência da Justiça", e que Bento 16 não pretendia atuar na questão. 

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.