Bento 16 terá título de "papa emérito" e continuará sendo chamado de "Sua Santidade"
Joseph Ratzinger "vestirá a bata branca simples" e viverá na residência de Castel Gandolfo, informa porta-voz do Vaticano
Internacional|Do R7, com EFE e ANSA
O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, informou nesta terça-feira (26) que o papa Bento 16 terá o título de "papa emérito" ou "Romano Pontífice emérito" ao término de seu papado.
Lombardi informou que Joseph Ratzinger também poderá ser tratado como "Sua Santidade" e que "vestirá a bata branca simples".
O porta-voz afirmou ainda que para amanhã, na última audiência pública presidida por Bento 16, estão sendo aguardadas "cerca de 50 mil pessoas".
Papa aprova decreto para antecipar escolha de sucessor
Às vésperas de conclave, renúncia de cardeal aumenta clima de incerteza ao Vaticano
O pontificado de Bento 16 terminará às 8h da manhã desta quinta-feira (28), por decisão do próprio Joseph Ratzinger, que anunciou sua renúncia no início do mês.
Joseph Ratzinger se instalará nos próximos meses na residência de Castel Gandolfo, onde ficarão seus documentos privados, enquanto os do pontificado ficarão no Vaticano para serem arquivados.
Os cardeais serão convocados em 1º de março, já em período de Sé Vacante, para que participem das congregações prévias ao Conclave. Mas, pelo fato deste dia ser sexta-feira, o mais provável é que a primeira reunião seja realizada na semana seguinte, na segunda-feira.
O que acontece no mundo passa por aqui
Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia