Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Blogueiro anônimo é investigado por denunciar suicídio de soldados israelenses

O caso está aquecendo o debate sobre a liberdade de imprensa no país

Internacional|Do R7

O blogueiro, que guarda sigilo de sua identidade, disse que, caso o blog pare de ser atualizado, seus leitores devem saber que ele foi submetido a "medidas anti-democráticas". Imagem ilustrativa
O blogueiro, que guarda sigilo de sua identidade, disse que, caso o blog pare de ser atualizado, seus leitores devem saber que ele foi submetido a "medidas anti-democráticas". Imagem ilustrativa O blogueiro, que guarda sigilo de sua identidade, disse que, caso o blog pare de ser atualizado, seus leitores devem saber que ele foi submetido a "medidas anti-democráticas". Imagem ilustrativa

Um blogueiro anônimo está sendo investigado em uma operação conjunta da polícia e do Exército de Israel após denunciar que o número de suicídios entre os membros das Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) pode ser maior que o divulgado oficialmente.

O caso está aquecendo o debate sobre a liberdade de imprensa no país.

A investigação veio a público em 12 de dezembro, quando o blogueiro "Eishton" (uma combinação dos nomes em hebraico "homem" e "jornal") publicou um novo banner em seu blog.

— [O blog] está sob uma investigação combinada entre a polícia e o Exército! Estou proibido de dar detalhes da investigação, que tem o único propósito de me fazer calar.

Publicidade

As informações são do site israelense Jerusalem Post.

Pesquisa mostra disputa acirrada a menos de um mês das eleições legislativas em Israel

Publicidade

O blogueiro, que guarda sigilo de sua identidade, também disse que, caso o blog pare de ser atualizado, seus leitores devem saber que ele foi submetido a "medidas antidemocráticas", que violam a "ética jornalística" e censuram informações que o público "tem o direito de saber".

Em seu blog, Eishton aponta discrepâncias entre os dados do governo e do Exército sobre os soldados mortos. Segundo o blogueiro, as forças armadas mascaram o número real de suicídios, forjando que esses soldados morreram em combate.

Publicidade

O Exército disse ao Jerusalem Post que as informações veiculadas no blog não são verdadeiras. Também segundo a assessoria do Exército, 14 soldados tiraram a própria vida em 2012, o menor número em pelo menos 23 anos.

Ainda segundo o Exército, um programa que promove a saúde mental dos soldados diminuiu bastante o número de suicídios, que era de 34 a 40 por ano. 

Quer ficar bem informado? Leia mais

O que acontece no mundo passa por aqui

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.