Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Crescem incêndios na Califórnia, mas clima ajuda bombeiros

Queimada já devastou cerca de 180.787 hectares em quatro condados, área maior do que a cidade de Los Angeles

Internacional|Da AFP

Incêndio Dixie na Califórnia já devastou área maior que Los Angeles
Incêndio Dixie na Califórnia já devastou área maior que Los Angeles Incêndio Dixie na Califórnia já devastou área maior que Los Angeles

Um enorme incêndio florestal no norte da Califórnia, que já se tornou o terceiro maior da história do estado, continuou crescendo durante a noite de sexta (6) para sábado (7). As autoridades, porém, disseram que as condições climáticas estão favoráveis aos bombeiros.

O incêndio Dixie já devastou cerca de 180.787 hectares em quatro condados, contra quase 176.000 no dia anterior, uma área maior do que a cidade de Los Angeles.

Leia também

Este incêndio excedeu o alcance do grande Bootleg Fire no sul do Oregon.

Mas a área apresentou temperaturas mais amenas e ventos mais suaves durante a noite, dando uma folga aos bombeiros, já bastante cansados, disse a agência estatal Calfire.

Publicidade

Essas condições devem continuar até domingo. O fogo está agora 21% contido.

No início da semana, o Dixie deixou a cidade de Greenville carbonizada e em ruínas, mas nenhuma morte foi relatada. Também arrasou a pequena cidade de Canyondam, segundo o Los Angeles Times.

Publicidade

O mesmo jornal noticiou que moradores armados se recusaram a cumprir a ordem das autoridades locais de evacuar o local. Nesses casos, a polícia pede aos residentes os nomes dos parentes mais próximos, para avisá-los caso o incêndio acabe os matando.

Ironicamente, o movimento do Dixie Fire em direção ao nordeste diminuiu em parte porque ele alcançou o que o site CalFire chama de "cicatriz" de um incêndio anterior, o Moonlight Fire, de 2007.

Publicidade

Mais de 5.000 pessoas lutam atualmente contra o incêndio Dixie, que está expelindo enormes nuvens de fumaça que são facilmente visíveis do espaço.

O número de hectares queimados na Califórnia aumentou mais de 250% desde 2020, o pior ano de incêndios florestais na história moderna do estado.

Uma seca prolongada que, segundo os cientistas, é causada pela mudança climática, deixou grande parte do oeste dos Estados Unidos ressecado e vulnerável a incêndios altamente devastadores.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.