Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Crise na Ucrânia: repúblicas independentes se unem para formar a Novorossia

Donetsk e Lugansk se tornaram a "Nova Rússia" na véspera da votação ucraniana

Internacional|Agência Brasil

Militantes pro-Rússia defendem posições en Donetsk
Militantes pro-Rússia defendem posições en Donetsk

As autoproclamadas “repúblicas populares independentes” de Donetsk e Lugansk unificaram-se no sábado (24) sob o nome Novorossia (Nova Rússia), em ato que ocorre na véspera das eleições presidenciais ucranianas. A cerimônia de unificação foi em um hotel de Donetsk, na presença de representantes de outras regiões do Sudeste ucraniano: Odessa, Kherson, Nikolayev, Dnipropetrovsk e Zaparozhie.

Os subscritores foram o primeiro-ministro da república popular de Donetsk, Alexandr Borodai, cidadão russo segundo Kiev, e o líder separatista de Lugansk, Alexei Kariakin, informou a imprensa local. A assinatura do documento foi a portas fechadas, sob medidas de segurança e apenas o canal de televisão russo Rossia-24 foi autorizado a estar presente.

Presidente russo garante que irá aceitar resultados das eleições ucranianas

Putin diz que Ucrânia vive uma verdadeira guerra civil


Homem mais rico da Ucrânia convoca protestos contra separatistas

Os rebeldes reconheceram que houve uma divisão entre os que apoiavam o ato de unificação de hoje e os que defendiam que a Novorossia deve incluir as oito regiões do Sudeste, com grande número de russófonos.


Os secessionistas propõem-se a boicotar as eleições presidenciais de domingo, em que são chamados às urnas 5 milhões de eleitores de Donetsk e Lugansk. As duas regiões representam 15% da população da Ucrânia.

As eleições presidenciais extraordinárias foram convocadas após o afastamento do presidente Viktor Ianukóvitch, deposto no final de fevereiro após protestos diários de milhares de pessoas no centro da capital ucraniana, Kiev, ao longo de três meses.

A crise na Ucrânia começou em novembro de 2013, quando Yanukovich, considerado pró-russo, desistiu de assinar um acordo com a União Europeia e decidiu fortalecer os laços com a Rússia.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.