Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Crise na Venezuela: 155 protestantes permanecem detidos por tribunais militares

Decretos de prisão por corte militar violam Constituição, diz ONG

Internacional|Do R7

260 pessoas detidas em protestos já foram apresentadas às cortes militares na Venezuela
260 pessoas detidas em protestos já foram apresentadas às cortes militares na Venezuela 260 pessoas detidas em protestos já foram apresentadas às cortes militares na Venezuela

Pelo menos 155 civis permanecem presos por ordem de tribunais militares da Venezuela desde que a onda de protestos contra o presidente Nicolás Maduro tomou conta do país, no início de abril. As informações são do jornal El Universal, com dados da ONG venezuelana Foro Penal, que defende os direitos humanos.

No total, 260 pessoas já foram apresentadas às cortes militares em processos que, de acordo com a organização, violam a Constituição venezuelana. Deste número, 155 receberam ordem de prisão, enquanto os demais permanecem em liberdade condicional ou foram livrados de culpa.

O advogado da Foro Penal, Luis Betancourt, aponta que a decisão de julgar o grupo em um tribunal militar desrespeita o princípio constitucional do juiz natural, de que civis só podem ser julgados por civis.

As manifestações antigoverno na Venezuela, que frequentemente terminam em confronto entre protestantes e forças de segurança, já deixaram 38 mortos e centenas de presos e feridos.

Publicidade

Leia mais

Jogadores da seleção venezuelana dizem a Maduro "basta de repressão"

Pensionistas manifestantes trocam socos com polícia em protesto na Venezuela

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.