Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Dilma vai a Roma participar da cerimônia de coroação do papa Francisco

Presidente aceitou o convite do Vaticano para prestigiar o primeiro papa latino-americano

Internacional|Do R7

Papa Francisco se encontra com cardeais hoje no Vaticano, um dia após ser escolhido como líder da Igreja Católica
Papa Francisco se encontra com cardeais hoje no Vaticano, um dia após ser escolhido como líder da Igreja Católica -/AFP

A presidente Dilma Rousseff confirmou presença na cerimônia de coroação do papa Francisco, que acontece na próxima terça-feira (19). De acordo com o porta-voz da Presidência, Thomas Traumann, Dilma decidiu aceitar o convite do Vaticano nesta quinta-feira (14).

A previsão é de que a presidente embarque para Roma no domingo (17) ou na segunda-feira (18). Por causa da viagem, a presidente adiou sua ida à Bahia para inaugurar o estádio Fonte Nova, que vai ser uma das sedes da Copa do Mundo 2014. Ainda não há nova data para à visita ao Estado baiano.

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, disse à imprensa nesta quinta-feira que Dilma, inicialmente, indicaria alguém do governo para representar o Brasil na coroação do pontífice, mas a presidente resolveu ir pessoalmente ao evento para prestigiar o primeiro papa latino-americano.

Papa visita basílica em primeiro dia de pontificado


Pontífice dispensou limusine e deixou basílica de ônibus

Dilma vai designar uma delegação para acompanhá-la ao Vaticano — Carvalho deve fazer parte do grupo.


Na cerimônia, que é uma espécie de posse do papa, Francisco vai receber o anel de pescador, que é o símbolo do sucessor de São Pedro, patrono da Igreja Católica, além de sapatos e vestes vermelhos.

O nome do argentino Jorge Mario Bergoglio foi escolhido pelo conclave nesta quarta-feira (13). Após o anúncio da escolha do novo papa, a presidente Dilma divulgou nota cumprimentando o pontífice.


Dilma disse que o Brasil, maior País em número de católicos, acompanhou de perto a decisão do conclave e se mostrou otimista com a vista do papa Francisco em julho, durante evento religioso no Rio de Janeiro. Segundo ela, a presença do pontífice, pouco tempo depois de ter sido escolhido, vai fortalecer os laços entre o Brasil e o Vaticano.

Saiba mais sobre o papa Francisco

Papa argentino escolheu um nome ligado às causas sociais

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.