Espanha ameaça suspender autonomia da Catalunha
Governo quer barrar referendo sobre independência da região
Internacional|Da ANSA
A Espanha ameaçou nesta terça-feira (16) usar "todos os meios possíveis" para evitar o referendo sobre a independência da região da Catalunha.
O ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel Garcia-Margallo, afirmou que o governo está disposto, inclusive, a aplicar o artigo 155 da Constituição, que suspenderia a autonomia catalã.
O referendo está marcado para o dia 9 de novembro e tem conquistado amplo apoio nos últimos tempos. Na última quinta-feira (11), uma passeata pró-independência reuniu milhares de pessoas em Barcelona.
Um dos apoiadores é o jogador Gerard Piqué, do Barcelona, nascido na região catalã.
Milhares participam de manifestação a favor de soberania da Catalunha
Catalunha marca seu dia de olho em referendo da Escócia
"Não entendo o porquê as pessoas ficaram bravas com minha participação na passeata. Participei porque sou catalão e era o dia da Catalunha por excelência", disse o jogador.
Na próxima quinta-feira (18), porém, será a vez da Escócia ir às urnas para decidir se continua subordinada politicamente a Londres.
De acordo com o jornal "The Independent", o governo espanhol pretende se opor à separação escocesa, vetando seu eventual pedido de ingresso na União Europeia. Madri teme que a vitória do "sim" na Escócia dê mais força à Catalunha.