Milhares participam de manifestação a favor de soberania da Catalunha
A Guarda de Barcelona afirmou que a manifestação contou com 1,8 milhão de pessoas
Internacional|Do R7
Milhares de pessoas participaram nesta quinta-feira (11) de uma manifestação em Barcelona em favor de uma consulta pela soberania proposta pelo governo regional da Catalunha, que seria realizada em 9 de novembro e é considerada ilegal pelo Executivo.
Segundo a delegação do governo espanhol na Catalunha, entre 470 e 520 mil pessoas participaram do ato. A Guarda Urbana de Barcelona afirmou que a manifestação contou com a presença de 1,8 milhão de pessoas.
A manifestação da chamada Via Catalã, convocada pela Assembleia Nacional Catalã e a associação Omnium Cultural, transcorreu sem incidentes e terminou em um ambiente festivo, com apresentações musicais e de castelos humanos, típicos da Catalunha.
Catalunha marca seu dia de olho em referendo da Escócia
Participaram da manifestação dirigentes de diversos partidos nacionalistas que apoiam explicitamente a consulta de soberania, mas o presidente regional catalão e principal incentivador do plebiscito, Artur Mas, não esteve presente.
Ao mesmo tempo, foi realizado em Tarragona, no sul da Catalunha, uma manifestação contra a independência da região que contou com a participação de milhares de pessoas, organizada pela plataforma Societat Civil Catalã (SCC).
A manifestação foi apoiada pelo Partido Popular da Catalunha, braço do Partido Popular na comunidade autônoma. Ambos os protestos ocorreram no Dia da Catalunha, que neste ano coincide com o 300º aniversário da queda de Barcelona diante do assédio das tropas bourbônicas durante a Guerra de Sucessão.
Independência da Escócia: receita para desastre ou prosperidade?