Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Furacão Patricia atinge costa do México e provoca caos, mas dano é menor que temido

Neste sábado (24), furacão passou a categoria 1

Internacional|

Moradores tentam pegar ônibus em Guadalajara, no México
Moradores tentam pegar ônibus em Guadalajara, no México Moradores tentam pegar ônibus em Guadalajara, no México

Um dos mais fortes furacões já registrados em todos os tempos atingiu o oeste do México com chuvas e ventos de até 266 km/h, causando o caos em cidades no litoral, mas menos danos do que se temia, antes de perder força enquanto se movia para o interior do território mexicano, neste sábado.

Árvores foram derrubadas, ruas ficaram alagadas e edificações foram destruídas pela aproximação do furacão Patricia ao México como um furacão de categoria 5, na sexta-feira 923), antes de atingir o continente, onde começou a perder potência nas montanhas que se erguem ao longo da costa do Pacífico.

Cerca de 15 mil turistas foram retirados às pressas do balneário de Puerto Vallarta, à medida que as pessoas se esforçavam para fugir do furacão que avançava, cujo enorme redemoinho sobre o México pôde ser visto claramente a partir do espaço.

Furacão Patrícia perde força, mas ainda provoca ventos de 150 km/h

Publicidade

Domingo Hernandez, funcionário de um hotel no balneário de Barra de Navidad, perto do grande porto de Manzanillo, disse que o furacão provocou o caos, destruiu um monte de coisas, levou o telhado, várias árvores.

— As coisas estão em mau estado onde trabalho.

Publicidade

Como Patricia se transformou em furacão 'nuclear' em questão de horas

Milhares de moradores e turistas foram levados para abrigos improvisados, mas não houve relatos iniciais de mortos, e muitos sentiram ter escapado do pior.

Publicidade

Em determinado momento gerando ventos de 322 km/h, Patricia foi o mais forte furacão já registrado no Hemisfério Ocidental. Em seguida, perdeu muito de seu poder ao desembarcar em solo mexicano a noroeste de Manzanillo.

No início deste sábado (24), o furacão havia sido rebaixado para uma tempestade de categoria 1, com ventos diminuindo para cerca de 120 km/h, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.