Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo confirma que Chávez não participará de posse e pede que cerimônia seja adiada

Pela Constituição, novo mandato presidencial começa na próxima quinta-feira (10)

Internacional|Do R7, com agências internacionais

Hugo Chávez está internado desde 11 de dezembro em Cuba
Hugo Chávez está internado desde 11 de dezembro em Cuba Hugo Chávez está internado desde 11 de dezembro em Cuba

O vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, informou nesta terça-feira (8) que Hugo Chávez não participará da cerimônia de posse de seu quarto mandato presidencial, marcada para a próxima quinta-feira (10).

O presidente da Venezuela está internado em Cuba desde 11 de dezembro, quando foi operado de um câncer, a quarta cirurgia do tipo em um ano e meio. O governo informou hoje que o quadro de Chávez é estável e que ele segue recebendo tratamento para superar uma insuficiência respiratória ocasionada por uma infecção pulmonar.

Em carta enviada ao Parlamento e lida pelo presidente do legislativo, o chavista Diosdado Cabello, Maduro indicou que a recuperação de Chávez irá se estender em Havana, segundo a equipe médica do presidente.

Líder da oposição pede pronunciamento da Justiça

Publicidade

Estado de saúde de Chávez é estável

Sem Chávez, Venezuela vê declínio de influência regional

Publicidade

Assessor de Dilma diz não ver instabilidade na Venezuela

No documento, o governo pede que Chávez receba autorização para prestar juramento diante do Tribunal Supremo de Justiça do país, como estabelece o artigo 231 da Constituição, mas sem indicar em qual data isso aconteceria.

Publicidade

"O comandante presidente pede para informar que, de acordo com as recomendações da equipe médica... o processo de recuperação pós-cirúrgica deverá se estender para além do dia 10 de janeiro", afirmou a carta enviada pelo vice-presidente.

A Constituição venezuelana indica que o mandato presidencial começa em 10 de janeiro e a oposição exige que seja cumprida a norma que estabelece que uma junta médica deva decidir se Chávez tem condições de assumir ou se novas eleições devem ser convocadas.

A ausência de Chávez na Venezuela acirrou o confronto entre chavistas e opositores nos últimos dias. Ainda não está claro o que irá acontecer a partir do dia 10: se a posse será adiada, se o vice-presidente irá assumir o governo ou, ainda, se novas eleições podem ser convocadas.

Quer ficar bem informado? Leia mais

O que acontece no mundo passa por aqui

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.