Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo espanhol recorre contra referendo de autodeterminação da Catalunha

Rajoy, presidente do Executivo, afirmou que consulta é "profundamente antidemocrática" 

Internacional|

Rajoy afirmou que referendo é "contra a lei, extrapola a democracia, divide os catalães, os afasta da Europa e do resto da Espanha"
Rajoy afirmou que referendo é "contra a lei, extrapola a democracia, divide os catalães, os afasta da Europa e do resto da Espanha" Rajoy afirmou que referendo é "contra a lei, extrapola a democracia, divide os catalães, os afasta da Europa e do resto da Espanha"

O governo espanhol recorreu nesta segunda-feira (29) ao Tribunal Constitucional para impedir a realização do referendo em defesa da soberania da Catalunha, que ocorrerá no dia 9 de novembro, anunciou o presidente do Executivo, Mariano Rajoy.

"Sempre dissemos que o referendo não seria realizado porque atenta diretamente contra a Constituição", "contra os direitos de todos os espanhóis" e é "abertamente contrário" à Carta Magna, disse Rajoy em uma declaração institucional na sede do Executivo depois do Conselho de Ministros extraordinário que aprovou o recurso.

O chefe de governo afirmou que a consulta, convocada pelo presidente catalão Artur Mas no último sábado, é "profundamente antidemocrática".

Sob pressão do separatismo catalão, líder espanhol fica aliviado com "não" escocês

Publicidade

Milhares participam de manifestação a favor de soberania da Catalunha

"Não há nada, nem ninguém, nem poder, nem instituição alguma que possa romper o princípio de soberania única e indivisível sobre o qual se baseia nossa convivência", nem "privar os espanhóis do direito de decidir o que é seu país", acrescentou Rajoy.

Publicidade

O chefe de governo ofereceu "diálogo dentro da lei" ao presidente catalão, Artur Mas, e lembrou que "ainda há tempo para refazer o caminho".

O referendo de autodeterminação, disse, é "contra a lei, extrapola a democracia, divide os catalães, os afasta da Europa e do resto da Espanha". Rajoy insistiu que a consulta não vai acontecer. "O pior é que (Mas) sabia desde o princípio", declarou.

Publicidade

Em um parecer sobre a convocação do referendo catalão, o Conselho de Estado da Espanha considera que a consulta é inconstitucional ao oferecer aos cidadãos da Catalunha a capacidade de decidir sobre uma questão — a unidade da nação espanhola — que está reservada ao conjunto do país.

O conselho, formado por juristas de prestígio e personalidades com experiência de governo, considera que há motivos jurídicos suficientes para o Tribunal Constitucional impugnar o referendo catalão.

O que acontece no mundo passa por aqui

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.