Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Israel vai desistir de indicar embaixador Dani Dayan ao Brasil

R7 apurou com jornalistas locais especializados em política, que confirmaram a informação

Internacional|Do R7

Posição oficial do Brasil é contra as ocupações judaicas em territórios palestinos.
Posição oficial do Brasil é contra as ocupações judaicas em territórios palestinos. Posição oficial do Brasil é contra as ocupações judaicas em territórios palestinos.

Autoridades de Israel indicaram que o país vai retirar a candidatura do argentino naturalizado israelense Dani Dayan à embaixada brasileira. 

Dayan foi nomeado há quatro meses para ocupar o cargo de embaixador do Estado de Israel no Brasil. No entanto, até o momento, o diplomata ainda não recebeu o "agrément" — permissão para começar a trabalhar no país para o qual foi indicado — do governo brasileiro.

O R7 apurou com jornalistas locais especializados em política, que confirmaram a informação.

Já o portal israelense YnetNews afirma que "funcionários do Ministério das Relações Exteriores" acreditam que "já não há qualquer chance de o Brasil aprovar a nomeação" de Dayan como embaixador de Israel.

Publicidade

Ainda de acordo com o YnetNews, o governo de Israel considera nomear o argentino naturalizado israelense como embaixador para outro país.

As opções mais prováveis são que Dayan seja indicado para o cargo de Cônsul Geral de Israel em Nova York ou Los Angeles.

Publicidade

Crise diplomática: recusa de novo embaixador gera mal-estar entre Brasil e Israel

Vice-chanceler de Israel culpa impeachment por veto do Itamaraty a novo embaixador israelense

Publicidade

A demora do Itamaraty em aceitar o novo embaixador indicado por Israel para o Brasil vem gerando um mal-estar diplomático entre ambos os países. 

O embaixador anterior de Israel no Brasil, Reda Mansour, deixou Brasília no final de dezembro e, desde então, o País está sem um embaixador oficial israelense.

Acredita-se que a indicação de Dayan tenha causado polêmica por conta de ele ser morador da Cisjordânia — território palestino ocupado por Israel desde 1967 — e ex-chefe do Conselho Yeshua, organização que representa os mais de 500 mil israelenses moradores de assentamentos judaicos em territórios palestinos.

A posição formal do Brasil é contra as ocupações judaicas em territórios palestinos.

A Embaixada de Israel em Brasília declarou que ainda está aguardando informações oficiais do governo israelense.

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.