Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Itamaraty ainda aguarda análise de pedido de extradição de brasileiros presos na Indonésia

Governo tentou reverter situação de Marco Archer, mas ele será executado neste domingo (18)

Internacional|Bruno Lima, do R7, em Brasília

O governo brasileiro informou nesta sexta-feira (16) que ainda aguarda o julgamento de um pedido de extradição dos dois brasileiros presos na Indonésia e condenados à morte por tráfico de drogas. De acordo com o Itamaraty, o pedido foi feito após a condenação, de Marco Archer, mas não deverá ser analisado antes de domingo (18), data marcada para a execução do brasileiro.

Caso a sentença seja cumprida, Archer será o primeiro brasileiro executado no exterior.

Outros esforços ainda serão tomados na tentativa de reverter a situação do brasileiro. Uma das possibilidades seria uma intervenção do papa Francisco no caso, com um último apelo para poupar a vida de Archer, que está preso desde 2003 quando tentou entrar no país com 13,4 kg de cocaína escondidos em tubos de uma asa-delta.

Leia mais notícias de Internacional


Mesmo assim, o ministério de Relações Exteriores admite que a sentença tem poucas chances de ser revertida.

Ainda de acordo com o Itamaraty, uma tia de Archer que seria a parente mais próxima do brasileiro, já está na Indonésia e deve visitar o sobrinho nas próximas horas. Ela está sendo acompanhada por um agente da embaixada brasileira. 

Desde 2004, o governo brasileiro tenta interferir na situação dos dois brasileiros. Seis cartas foram encaminhadas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela presidente Dilma Rousseff. Nenhuma obteve resposta positiva.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.