Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Justiça turca anula reurbanização que provocou os protestos de Gezi

O projeto suscitou uma série de manifestações em todo o país em junho de 2013

Internacional|

Os protestos no dia 1º de maio foram vetados pelo governo
Os protestos no dia 1º de maio foram vetados pelo governo Os protestos no dia 1º de maio foram vetados pelo governo

O principal órgão judiciário da Turquia, o Danistay, ou Conselho de Estado, anulou definitivamente o polêmico projeto de reurbanização do parque Gezi em Istambul, que em maio e junho do ano passado suscitou maciços protestos antigovernamentais, informou nesta terça-feira (6) o jornal local Hürriyet.

Esta sentença confirma uma anterior emitida por um tribunal regional em 6 junho de 2013, uma semana depois que se desencadearam as maiores manifestações vividas na Turquia em décadas.

O governo ignorou então a ordem de paralisação das obras e só se dispôs a cumprir a sentença se fosse confirmada em um referendo popular, embora após, quase dois meses de protestos, deixaram sem terminar as obras.

Madrugada de protestos deixa 2 mortos e dezenas de feridos na Turquia

Publicidade

O projeto incluía a eliminação da maior parte do parque Gezi, adjacente à praça de Taksim em Istambul, e sua substituição pelas réplicas de barracões otomanos.

A decisão do Danistay cancela todo o projeto, do qual uma parte, a construção de um túnel na para afastar o trânsito da praça Taksim, já foi executada.

Publicidade

Após concluir as obras provisórias, a praça e o parque estão abertos aos pedestres, embora as autoridades sigam vetando a realização de qualquer manifestação crítica ao governo, como ocorreu no último dia 1º de maio, quando todo o perímetro de Taksim foi rodeado por cordões policiais. 

O que acontece no mundo passa por aqui

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.