Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Legado de Chávez foi marcado por avanços sociais, mas violência e dependência do petróleo aumentaram

Chavistas conseguiram tirar milhões de venezuelanos da pobreza, porém, produção de combustível representa 95% da exportações do país

Internacional|Fábio Cervone, colunista do R7

A população venezuelana demonstrou sua adoração pelo líder morto durante o cortejo funerário na última quarta-feira (6)
A população venezuelana demonstrou sua adoração pelo líder morto durante o cortejo funerário na última quarta-feira (6) A população venezuelana demonstrou sua adoração pelo líder morto durante o cortejo funerário na última quarta-feira (6)

Logo após a oficialização da morte do líder venezuelano Hugo Chávez, na terça-feira (5), comentários apaixonados em defesa ou contra o legado deixado pelo governante se espalharam pelas redes sociais e mídias do mundo inteiro.

Observando de perto os números socioeconômicos da Venezuela é possível verificar que o país sofreu uma grande transformação sob o regime chavista. Por outro lado, percebe-se que o nível de violência nacional aumentou, atingindo os padrões de outras nações latino-americanas. Outro fator negativo em relação aos 14 anos dessa gestão é o fato de que os venezuelanos hoje estão mais dependentes da venda do petróleo do que antes.

Maduro assume na Venezuela e convoca eleições em 30 dias

Conquistas sociais de Hugo Chávez devem garantir vitória eleitoral dos chavistas

Publicidade

Líderes mundiais repercutem morte de Hugo Chávez

As reformas sociais aplicadas e muitas vezes veneradas pela população pobre da Venezuela realmente surtiram efeito e provocaram uma revolução social. Conforme analisado pela Cepal (Comissão Econômica para América Latina e Caribe da ONU), a porcentagem de venezuelanos que se encontrava abaixo da linha da pobreza em 1999 — quando Chávez assumiu o poder — atingia quase metade da população (49,4%), enquanto que, em 2012, este número caiu para 29,5%. No mesmo período o desemprego foi reduzido de 14,9% para 5,9%, e a desigualdade social — medida pelo índice GINI — diminuiu a um dos níveis mais baixos da região.

Publicidade

Porém, os críticos de Chávez apontaram que os 14 anos de chavismo prejudicaram algumas áreas da sociedade. Por exemplo, a violência no país se agravou, e o número de homicídios saltou de 4.500 em 1999 para 21,6 mil em 2012.

Polêmicas marcaram a carreira política de Hugo Chávez

Publicidade

Repórter colombiana é agredida por manifestantes chavistas

A oposição venezuelana também alega que apesar do crescimento econômico do período chavista, a Venezuela hoje está mais dependente do petróleo para manter o crescimento. Em 1999, o principal produto de exportação nacional, o petróleo, representava 75% das exportações do país, enquanto que, atualmente, o produto dominou quase toda a pauta de comércio da Venezuela, atingindo 95% das vendas venezuelanas para o exterior.

Veja abaixo a tabela com dados sobre o período da gestão de Chávez na Venezuela:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.