Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Maduro assume na Venezuela e convoca eleições em 30 dias

O anúncio foi feito pelo ministro das Relações Exteriores

Internacional|

Nicolás Maduro assumirá a Presidência. "Estas foram as ordens do comandante presidente Hugo Chávez", destacou o chanceler
Nicolás Maduro assumirá a Presidência. "Estas foram as ordens do comandante presidente Hugo Chávez", destacou o chanceler Nicolás Maduro assumirá a Presidência. "Estas foram as ordens do comandante presidente Hugo Chávez", destacou o chanceler

O vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, assumirá a Presidência da Venezuela após a morte de Hugo Chávez e convocará eleições "nos próximos 30 dias", informou o chanceler Elías Jaua na noite de terça-feira (5).

"Agora que se produziu a vacância absoluta, assume o vice-presidente da República como presidente e se convoca eleições nos próximos 30 dias. Estas foram as ordens do comandante presidente Hugo Chávez", disse Jaua à TV estatal Telesur.

Chávez nos pediu para "acompanhar Nicolás Maduro, o companheiro Nicolás Maduro nesta tarefa e vamos fazer isto", destacou o chanceler.

Venezuelanos choram a morte de Hugo Chávez 

Publicidade

Líderes mundiais repercutem morte de Hugo Chávez

Polêmicas marcaram a carreira política de Hugo Chávez

Publicidade

Repórter colombiana é agredida por manifestantes chavistas

Antes de ser operado pela quarta vez do câncer, em dezembro passado, em sua última aparição pública, Chávez nomeou Maduro como seu herdeiro político e pediu aos venezuelanos que o levassem à Presidência, caso não pudesse seguir governando.

Publicidade

Mais cedo, o deputado governista Fernando Soto Rojas disse que o poder seria entregue ao presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello.

"Aqui não há vazio de poder, a Assembleia Nacional, com seu presidente Diosdado Cabello, deve assumir o comando do Estado e, posteriormente, iremos ao processo eleitoral", afirmou Soto, destacando que Maduro será o candidato governista.

Veja o que diz a Constituição sobre a sucessão de Chávez

Conquistas sociais de Hugo Chávez devem garantir vitória eleitoral dos chavistas

A Constituição venezuelana estabelece que diante da "falta absoluta" de um presidente eleito antes da posse, se "procederão" eleições no prazo de 30 dias, com o presidente do Parlamento liderando o governo neste período.

Caso a vacância ocorra durante os primeiros quatro anos de mandato, se procede igualmente com eleições, mas a Presidência interina é entregue ao vice-presidente.

Chávez, 58 anos e no poder desde 1999, foi reeleito em outubro passado para um novo mandato de seis anos, mas sua posse em janeiro foi adiada pelo Supremo Tribunal até a recuperação do presidente.

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.