Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Macri recua na proposta de suspender Venezuela do Mercosul

Normalidade nas eleições parlamentares venezuelanas fez futuro presidente voltar atrás

Internacional|

Futura ministra do governo Macri parabenizou povo venezuelano
Futura ministra do governo Macri parabenizou povo venezuelano Futura ministra do governo Macri parabenizou povo venezuelano

O governo do presidente eleito da Argentina, Mauricio Macri, não irá tentar suspender a Venezuela do Mercosul, um recuo em relação a comentários anteriores motivado pela derrota dos socialistas nas eleições parlamentares de domingo.

Macri havia dito que iria propor a suspensão da Venezuela do bloco comercial por causa das acusações de abusos de direitos humanos cometidas pelo governo socialista do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, afirmando que para tanto iria acionar a cláusula democrática do Mercosul.

O mecanismo procura punir governos antidemocráticos com o isolamento do grupo.

"A cláusula democrática se aplica a fatos, e os fatos foram as eleições de ontem (domingo). Acho que hoje podemos dizer que as eleições funcionaram tal como estabelecido no arcabouço democrático, e parece que os resultados, que foram reconhecidos pelo presidente Maduro, dão uma maioria à oposição", declarou a ministra designada das Relações Exteriores da Argentina, Susana Malcorra, a uma rádio local nesta segunda-feira.

Publicidade

"Nada indica que há uma razão para a cláusula democrática ser aplicada", afirmou a ministra em entrevista à rádio Mitre.

Macri diz que não vê desacordo entre Brasil e Argentina sobre Venezuela

Publicidade

A oposição da Venezuela derrotou o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) no domingo, conquistando a legislatura pela primeira vez em 16 anos e obtendo um plataforma há muito almejada para desafiar Maduro.

Justiça por Nisman e estrela de Tevez: momentos com o novo presidente da Argentina

Publicidade

O mandatário logo reconheceu a derrota, a pior enfrentada pelo chavismo desde que seu fundador, o falecido presidente Hugo Chávez, assumiu o poder em 1999.

"Precisamos parabenizar o povo venezuelano e reconhecer que o governo deu um sinal claro de reconhecimento dos resultados das eleições", disse Susana.

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.