Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Maquinista de trem que descarrilou na Espanha terá que depor como acusado

Trem estaria a 190 km/h, o dobro da velocidade permitida

Internacional|

Acidente deixou pelo menos 78 mortos e 178 feridos. Quatro crianças estão em estado grave
Acidente deixou pelo menos 78 mortos e 178 feridos. Quatro crianças estão em estado grave Acidente deixou pelo menos 78 mortos e 178 feridos. Quatro crianças estão em estado grave (XOAN A. SOLER MONICA FERREIROS/AFP)

Um tribunal de Santiago de Compostela, na Espanha, ordenou nesta quinta-feira (25) que a polícia tome o depoimento, como acusado, do maquinista do trem que descarrilou ontem à noite, causando a morte de 78 pessoas e deixando outras 178 feridas.

Fontes do Superior Tribunal de Justiça da Galícia informaram à Agência Efe que o depoimento do maquinista, que permanece internado no Hospital de Santiago de Compostela, vai acontecer hoje diante da polícia judiciária, e não de um juiz.

A decisão de se recolher o depoimento do maquinista aconteceu depois que um juizado de instrução abriu um inquérito para investigar as causas do acidente.

Espanha decreta três dias de luto após acidente e afirma que maior preocupação é identificar os corpos

Publicidade

Vídeo: veja momento em que trem é arremessado para fora dos trilhos na Espanha

Pessoas de diversas nacionalidades estão entre feridos após descarrilamento na Espanha

Publicidade

Até agora, a prioridade, segundo as mesmas fontes, era terminar os trabalhos de resgate e o levantamento dos corpos na ferrovia. Após esse trabalho, o juiz instrutor se concentrará na investigação do acidente, que provavelmente incluirá o interrogatório do acompanhante do maquinista, dos passageiros e das testemunhas.

"Descarrilei, o que eu faço? O que eu faço?", foram as palavras do maquinista Francisco José Garzón em uma conversa telefônica após a tragédia. O maquinista e seu acompanhante sobreviveram ao acidente e participaram dos trabalhos de resgate.

Publicidade

Fontes da investigação informaram hoje à Efe que, após o fato, o condutor reconheceu que o trem estava a uma velocidade de 190 km/h em uma curva onde o limite era de 80 km/h.

Após o acidente, o maquinista manteve contatos por rádio assegurando que o trem estava em velocidade muito maior do que a indicada na curva onde aconteceu o acidente. Fontes da investigação explicaram hoje que, após o acidente, o condutor também admitiu que o trem estava a uma velocidade de 190 km/h em uma conversa com o delegado do Governo da Espanha na Galícia, Samuel Juárez.

Dos 178 feridos, 32 adultos estão em estado crítico, assim como quatro crianças, segundo as autoridades locais.

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.