Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nos EUA, padre é acusado de se envolver com sexo, armas e drogas 

O padre católico é alvo de investigação na Califórnia por agredir mulher com quem mantinha relações sexuais 

Internacional|Do R7

Um padre católico na Califórnia escandalizou sua comunidade a partir de pesadas denúncias relacionadas ao envolvimento com gangues, drogas e armas - além da prática de relação sexual com abuso físico. O padre Guadalupe Rios, da Igreja de São José, em Selma, Califórnia foi colocado em licença administrativa durante uma investigação interna, de acordo com Cheryl Sarkisian, chanceler da Diocese de Fresno.

A diocese também conseguiu uma ordem de restrição para que o padre Guadalupe Rios se mantenha a pelo menos 100 metros de distância da igreja, de acordo com o jornal local, The Fresno Bee.

Rios foi acusado de ter uma relação “física” e “romântica” com uma mulher de 41 anos que trabalhava como sua assistente, segundo o Bee, que não a identificou. A mulher encerrou o relacionamento de quatro anos com o padre, durante os quais, segundo ela, teria sido agredida violentamente, levado um soco no rosto e derrubada ao chão mais de uma vez. Na descrição da mulher, o padre Guadalupe era um consumidor compulsivo de maconha e a teria ameaçado com uma arma num jogo de roleta russa.

Padre Guadalupe Rios, afastado por acusações de agressão, envolvimento sexual e uso de droga
Padre Guadalupe Rios, afastado por acusações de agressão, envolvimento sexual e uso de droga Padre Guadalupe Rios, afastado por acusações de agressão, envolvimento sexual e uso de droga

- Rios e eu estávamos em sua reitoria quando ele apontou uma arma para a cabeça na minha frente ”, de acordo com o programa de tevê  ABC 30 Action News.

Publicidade

- Quando comecei a chorar em estado de choque, perguntei o que ele estava fazendo e ele me disse: 'Ou eu vou morrer ou você vai ou nós dois vamos morrer'. Devido ao seu passado como membro de gangue e amigos gângsteres, temo pela minha segurança e pela minha família, continuou ela.

Os oficiais da igreja e a mulher também confirmaram na investigação interna da diocese a ligação do padre com gangues de rua.

Publicidade

Vários paroquianos disseram à Action News que sabiam que Rios estava ligado a uma guangue e viram fotos dele nas redes sociais com rifles de assalto ou uma pistola Magnum .357 de alta potência.

Melanie Sakoda, especialista de apoio da Rede de Sobreviventes de Abusos por padres, disse ao programa de tevê que as imagens de Guadalupe exibindo armas são por si pertubadoras e deveriam merecer uma ação por parte das autoridades católicas.

Publicidade

Rios também já havia sido condenado em 2016 por dirigir com o dobro de teor alcóolico permitido.

O chanceler da Diocese de Fresno Cheryl Sarkisian emitiu um comunicado em que diz que se trata de uma investigação interna:

- A confidencialidade e privacidade de todas as partes envolvidas serão respeitadas e mantidas, mas posso afirmar que o padre Rios foi colocado em licença administrativa remunerada enquanto a investigação está em curso

O chefe de polícia de Selma, Joe Gomez, disse à Action News que seu departamento não recebeu nenhum relato sobre o suposto crime e nenhum veículo de comunicação conseguiu entrar em contato com Rios, que enfrentará uma audiência no tribunal em 25 de janeiro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.