Logo R7.com
Logo do PlayPlus

NSA pressionou UE para fazer espionagem, diz Snowden

Agência teria pressionado países membro para alterarem suas leis

Internacional|Ansa

Carnaval em Colônia, na Alemanha, teve um carro alegórico em homenagem À perseguição do governo americano contra Edward Snowden
Carnaval em Colônia, na Alemanha, teve um carro alegórico em homenagem À perseguição do governo americano contra Edward Snowden

O ex-analista da NSA (Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos) Edward Snowden afirmou ao Parlamento Europeu que a agência teria feito pressão para que os países membros do bloco alterassem suas leis, possibilitando assim a espionagem em massa.

"Uma das principais funções da Fad (Divisão de Relações Exteriores) da NSA é pressionar e/ou incentivar os estados membros da União Europeia para mudar suas leis para permitir a espionagem em massa", declarou Snowden. 

Assange denuncia que NSA espionou WikiLeaks

Snowden não cogita voltar aos EUA mesmo com possibilidade de pena menor


De acordo com o ex-analista, advogados da NSA, assim como da agência correspondente britânica, a GCHQ, "trabalham duramente para encontrar brechas nas leis e nas garantias constitucionais para que possam justificar as operações de espionagem indiscriminada e em massa".

Snowden afirmou ao Parlamento que a NSA compartilha alguns sistemas de vigilância em massa com países da União Europeia. Os Estados Unidos também teriam feito pressão sobre os países do bloco europeu para que não concedessem asilo à Snowden.


O pivô do Datagate afirmou que alguns parlamentares confidenciaram que os Estados Unidos "não permitiram" aos parceiros europeus que oferecessem asilo ao ex-analista.

Edward Snowden é um dos nomes citados para concorrer ao Nobel da Paz

Snowden deve pedir prolongação de asilo na Rússia

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.