Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Papa apoia novo tribunal para investigar bispos sobre abuso sexual

Vaticano informou que o tribunal será subordinado à Congregação para a Doutrina da Fé

Internacional|

O papa Francisco aprovou nesta quarta-feira (10) um tribunal inédito no Vaticano para julgar bispos acusados de acobertar ou não impedir abuso sexual de menores, mas um grupo de vítimas considerou a medida insuficiente e tardia.

Em um comunicado, o Vaticano informou que o tribunal será subordinado à Congregação para a Doutrina da Fé, braço doutrinário do Vaticano, "para julgar bispos com relação a crimes de abuso de cargo quando relacionado ao abuso de menores".

Grupos de vítimas há anos cobram do Vaticano o estabelecimento de procedimentos claros para responsabilizar os bispos por abusos ocorridos em suas dioceses, mesmo quando não estão diretamente envolvidos.

Padres que pregavam 'amor livre' para praticar pedofilia chocam Espanha

Publicidade

Raúl Castro visita o Papa no Vaticano e elogia a Igreja 

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse a repórteres que os bispos também poderão ser julgados se falharem em adotar medidas para impedir o abuso de menores.

Publicidade

As denúncias contra os bispos inicialmente seriam investigadas por um dos três departamentos do Vaticano, dependendo da jurisdição do bispo, antes de ser levada a julgamento pelo tribunal doutrinário.

O grupo sediado nos EUA Rede de Sobreviventes dos Abusados por Padres (Snap, na sigla em inglês) disse que o papa deveria ter ido além. "(O papa) poderia ter demitido dezenas de bispos cúmplices. Ele, no entanto, não demitiu ninguém", disse o Snap em comunicado.

Publicidade

O Vaticano disse que o papa aprovou propostas apresentadas a ele por uma comissão encarregada de aconselhá-lo sobre como acabar com os abusos na Igreja.

Acusação de orgias gays de padres e até assassinato envolvem o Vaticano

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.