Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Passagem do furacão Ian deixa pelo menos 35 mortos em condado da Flórida, diz xerife local

Em entrevista ao Miami Herald, Carmine Marceno afirma que entre 600 e 700 pessoas foram resgatadas na região de Lee

Internacional|Do R7

Furacão perdeu força neste sábado
Furacão perdeu força neste sábado Furacão perdeu força neste sábado

A passagem do furacão Ian deixou pelo menos 35 mortos em uma única região da Flórida, o condado de Lee. A informação foi dada neste sábado (1º) pelo xerife local, Carmine Marceno, ao jornalMiami Herald.

Entre 600 e 700 pessoas foram resgatadas de casa, disse o xerife. A autoridade local acrescentou que muitas residências estão danificadas, o que aumenta o risco de novos desastres.

O furacão, que iniciou seus estragos na Flórida na quarta-feira (28), perdeu força neste sábado em sua passagem pelo sudeste dos Estados Unidos, após causar inundações também na Carolina do Sul.

Até a manhã de sexta (30), cerca de 10 mil pessoas estavam desaparecidas, desabrigadas ou em locais sem energia, disse Kevin Guthrie, diretor da Divisão de Gerenciamento de Emergências da Flórida.

Publicidade

Ian chegou à Carolina do Sul na sexta-feira à tarde, como furacão de categoria 1, com ventos de até 140 km/h, segundo o NHC (sigla, em inglês, do Centro Nacional de Furacões). Depois, se tornou um ciclone pós-tropical.

Em Lee, a energia foi restaurada por volta da meia-noite de sexta para sábado. Muitas casas tiveram apenas pequenos danos, mas nem todos estão fora de perigo ainda. As inundações continuaram a ser um problema, as estradas principais permaneceram inundadas em vários locais e as em áreas residenciais estavam igualmente ruins, se não piores.

Publicidade

Além dos estados da Carolina do Sul e do Norte, a Flórida também teve um sábado de varredura massiva da destruição causada pelo furacão, que já é considerado uma das tempestades mais poderosas a atingir o continente americano e causar dezenas de bilhões de dólares em danos.

Imagens da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica mostraram que a instalação de um hotel e várias casas de praia que margeavam a costa da ilha Sanibel, na Flórida, foram varridas pela tempestade. Embora a maioria das casas ainda estivesse de pé, elas pareciam ter o telhado e outras estruturas danificados.

O presidente dos EUA, Joe Biden, pediu aos cidadãos que não ignorem os alertas das autoridades locais. Na Carolina do Sul, por exemplo, há a orientação de evitar a circulação por estradas alagadas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.