Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presidente da Ucrânia prevê fim dos combates na próxima semana

Poroshenko é pró-Ocidente e prometeu manter a unidade do país

Internacional|

Ucrânia vive crise política há vários meses
Ucrânia vive crise política há vários meses Ucrânia vive crise política há vários meses

O novo presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, disse neste domingo (8) que os combates no leste do país contra os separatista devem acabar no final da próxima semana.

"Devemos por fim aos combates até o final da semana", afirmou Poroshenko ao site oficial da presidência, após uma rodada de conversações com o embaixador de Moscou em Kiev, Mikhail Zurbabov, o representante da Ucrânia na Alemanha, Pavlo Klimkine, e um enviado da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE), com sede em Viena.

O novo presidente ucraniano, que assumiu no sábado (7), destacou que estas conversações tripartites ocorrerão diariamente para aplicar o plano de pacificação no leste da Ucrânia, sacudido por uma insurreição pró-Rússia.

"Cada dia com morte de pessoas, cada dia que a Ucrânia paga um preço tão alto, é inaceitável", disse Poroshenko.

Publicidade

Líderes de Rússia e Ucrânia se encontram e indicam reaproximação

Na Ucrânia, Poroshenko prepara nova equipe para enfrentar Putin

Publicidade

Depois da posse na véspera do multimilionário pró-ocidental de 48 anos, que promete manter a unidade do país e estender a mão aos separatistas do leste, tanto ucranianos quanto ocidentais esperam o apaziguamento de um conflito sem precedentes desde a Guerra Fria.

"O presidente Petro Poroshenko nos devolveu a esperança no futuro. Seu discurso de posse centrado na paz foi implacável", escreveu neste domingo o jornal digital ucraniano lb.ua.

Publicidade

O secretário americano de Estado, John Kerry, declarou no sábado acreditar que será possível encontrar uma solução após uma breve conversa na sexta-feira entre Poroshenko e o presidente russo, Vladimir Putin, à margem da celebração do aniversário do Desembarque na França.

"Esperamos não precisar impor novas sanções nem tomar outras medidas" contra Moscou, fortemente criticado por Washington pela anexação da península da Crimeia, declarou.

"Há muito a ser feito, mas o presidente Poroshenko está voltado para reduzir as tensões. Agora o presidente Putin tem que se comprometer diretamente no diálogo com Poroshenko, deve deter o fluxo de armas e tomar medidas para que os separatistas do leste da Ucrânia deixem a violência", prosseguiu Kerry.

Para o especialista militar ucraniano independente Valentyn Badrak, o encontro com Putin dependerá do êxito da operação militar que a Ucrânia está realizando no leste desde 13 de abril para sufocar a insurreição, e que já deixou mais de 200 mortos.

"É necessária uma nova versão modernizada da operação", declarou em um artigo publicado no semanário Dzerkalo Tyjnia.

Rússia chama apoio do G7 a Ucrânia de "cinismo sem limites"

Milícia pró-Rússia diz controlar 150 km da fronteira russo-ucraniana

Para ele, é preciso "liquidar" os oficiais de inteligência militar russos e os mercenários que representam "cerca de 20% das forças separatistas que estão sendo coordenadas a partir de Moscou".

"Quando não tiverem mais o apoio do Kremlin, os ucranianos que tomaram as armas mudarão imediatamente de tática", estimou.

"Os que têm as mãos manchadas de sangue sairão da Ucrânia e os outros se acalmarão", acrescentou, ressaltando que também deve ser aplicado um "programa social adequado" para o leste do país.

Na noite de sábado os separatistas pró-russos atacaram o aeroporto internacional de Lugansk, no leste da Ucrânia, atualmente controlado pelas forças ucranianas.

"Os rebeldes atacaram ontem à noite e nesta manhã. Está claro que tentam destruir o edifício que fornece a eletricidade ao aeroporto. Não houve feridos de nosso lado", declarou um paraquedista ucraniano por telefone à AFP.

O presidente ucraniano havia se dirigido em russo aos habitantes do leste do país, palco de uma insurreição separatista pró-russa, a quem prometeu descentralizar o poder e garantir o uso livre da língua russa.

No entanto, rejeitou qualquer compromisso com a Rússia acerca da orientação europeia de seu país e do pertencimento da Crimeia à Ucrânia.

Eleito no dia 25 de maio com 54,7% dos votos, Poroshenko é o sucessor de Viktor Yanukovytch, destituído no fim de fevereiro e que se exilou na Rússia após o banho de sangue na praça Maidan de Kiev, depois de três meses de protestos pró-europeus.

O que acontece no mundo passa por aqui

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.