Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Quadro de Chávez piora por "nova e severa infecção"

Informação foi divulgada pelo ministro venezuelano da Comunicação, Ernesto Villegas

Internacional|Do R7, com agências internacionais

Os problemas respiratórios do presidente venezuelano, Hugo Chávez, pioraram e ele está sofrendo de uma nova infecção respiratória "severa", conforme luta para se recuperar de uma cirurgia contra o câncer, informou o governo em uma atualização da condição médica do mandatário, na noite de segunda-feira (4).

"Hoje há uma piora de sua função respiratória relacionada com seu estado de imunodepressão próprio de sua situação clínica [...] existe agora uma nova, severa infecção", disse o ministro da Informação, Ernesto Villegas, lendo o mais recente comunicado oficial sobre a condição do presidente.

O líder socialista, de 58 anos, não é visto nem ouvido em público desde que se submeteu à operação em Cuba no início de dezembro. Foi a quarta cirurgia desde que a doença foi diagnosticada, em meados de 2011.

Chanceler venezuelano pede que deixem Chávez em paz

Publicidade

Chávez fez um surpreendente retorno à Venezuela durante a madrugada há duas semanas, sem a festa e celebração que marcaram seus retornos anteriores do tratamento em Havana. O governo disse que ele agora está lutando por sua vida em um hospital militar de Caracas. Guardas armados montaram um forte esquema de segurança do lado de fora.

"O presidente tem recebido quimioterapia de forte impacto, entre outros tratamentos complementares [...] seu estado geral continua sendo muito delicado", afirmou Villegas.

Publicidade

Chávez sofreu várias complicações após a cirurgia do dia 11 de dezembro, incluindo um sangramento inesperado e uma outra infecção respiratória grave, que as autoridades disseram ter sido controlada.

Líder opositor acusa Maduro de mentir e exige a verdade sobre Chávez

Publicidade

O governo disse que ele tinha dificuldade para falar porque estava respirando através de um tubo traqueal, mas que estava dando ordens a ministros por escrito.

"O comandante-presidente permanece apegado a Cristo e à vida, consciente das dificuldades que está enfrentando, e cumprindo rigorosamente o programa criado por sua equipe médica", disse Villegas.

Após uma missa emocionada no hospital militar na sexta-feira, o vice-presidente Nicolás Maduro — sucessor indicado por Chávez caso ele seja incapaz de continuar como presidente — disse que o presidente decidiu por si mesmo vários dias antes que iria voltar de Cuba para a Venezuela.

Vice-presidente venezuelano afirma que Chávez segue "lutando pela vida"

Chávez começaria uma fase "mais forte e intensa" de seu tratamento, afirmou Maduro, e queria estar em Caracas.

Caso o líder venezuelano renuncie ou venha a falecer, uma eleição seria realizada dentro de 30 dias e, provavelmente, colocaria Maduro contra o líder da oposição Henrique Capriles, que perdeu para Chávez na eleição presidencial em outubro.

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.