Logo R7.com
RecordPlus

Três homens acusados de roubar gado são linchados na Bolívia

Seis homens teriam participado do roubo, mas três conseguiram escapar

Internacional|Do R7

  • Google News

Seis homens que, supostamente, estavam roubando gado na sexta-feira (4) no cantão de Topoco, dentro da Província boliviana de Pacajes, foram surpreendidos no ato e perseguidos por moradores da região. Três deles foram pegos e linchados, de acordo com a imprensa local.

Os aldeões se recusaram a fornecer detalhes sobre os três supostos "ladrões linchados", mas indicaram que o fato já era conhecido pela Força Especial de Luta contra o Crime (FELCC) de La Paz.


Segundo dados não oficiais, os corpos foram queimados.

Os moradores da região também afirmam que nas últimas semanas o roubo de gado aumentou e foi informada até mesmo uma tentativa de "roubar algumas crianças" na região.


Saiba quais são os países onde a população enfrenta as piores condições de sobrevivência

63 mulheres e meninas raptadas pelo Boko Haram conseguem fugir


Os linchamentos de supostos delinquentes na Bolívia ocorrem com frequência e, segundo advertiram os juristas, mostram que no país rege uma pena de morte de fato aplicada por multidões.

Os agressores sempre argumentam que aplicam a chamada justiça comunitária, reconhecida na Constituição promulgada em 2009, mas que não estabelece nem ampara a pena de morte nem os castigos físicos.


Tanto as autoridades bolivianas como organismos internacionais, entre eles a ONU, já mostraram sua preocupação com estes atos que a polícia não consegue frear, já que muitos deles acontecem em áreas rurais nas quais quase não há agentes que possam enfrentar as multidões furiosas.

Segundo organizações de defesa dos direitos humanos, na Bolívia ocorrem entre dez e 20 casos de linchamentos consumados cada ano e um número ainda maior de tentativas.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.