Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vice da Venezuela afirma que câncer de Chávez foi um ataque dos inimigos

Nicolás Maduro ressaltou que estado de saúde do presidente “é complicada” e anunciou a expulsão de um diplomata norte-americano

Internacional|Do R7

"A revolução será defendida": Maduro se dirigiu à nação ao lado dos líderes políticos e militares do país
"A revolução será defendida": Maduro se dirigiu à nação ao lado dos líderes políticos e militares do país "A revolução será defendida": Maduro se dirigiu à nação ao lado dos líderes políticos e militares do país

O vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta terça-feira (5) que os "inimigos históricos" da Venezuela podem estar por trás do câncer sofrido pelo presidente Hugo Chávez, descoberto há quase dois anos.

— Nós não temos nenhuma dúvida, (...) os inimigos históricos desta pátria buscaram o ponto para prejudicar a saúde de nosso comandante.

Maduro se dirigiu à nação após a piora da saúde de Chávez, anunciada na noite de ontem, o que levou a uma reunião de emergência do alto comando militar e político do país na manhã de hoje.

Escolhido por Chávez como seu herdeiro político, o vice venezuelano citou o exemplo do ex-líder palestino Yasser Arafat, morto em 2004 e cujo corpo foi exumado em novembro passado para uma investigação de suspeita de envenenamento.

Publicidade

No Twitter, filha de Chávez escreve que estão nas "mãos de Deus"

Quadro de Chávez piora por "nova e severa infecção"

Publicidade

O vice-presidente prometeu investigar o câncer do presidente, descoberto em junho de 2011 e sobre o qual o governo nunca revelou todos os detalhes, nem sua gravidade.

— Chegará o momento indicado da História em que se poderá formar uma comissão científica que revelará que o comandante Chávez foi atacado com esta doença

Publicidade

Maduro não apresentou informações novas sobre o estado de saúde de Chávez, ressaltando apenas o informe da noite de segunda-feira, de que “há uma situação de complicação”.

— Essas são as horas mais difíceis. (...) A equipe médica está concentrada, e nós todos estamos orando.

Diplomata expulso

Após a acusação, Maduro anunciou a expulsão de um diplomata norte-americano da Venezuela, acusando Washington de tentar desestabilizar o país.

— Um funcionário da Embaixada dos Estados Unidos agiu contra a estabilidade militar e política da Venezuela, buscando militares ativos. Em primeiro, para verificar a situação das forças armadas. Em segundo, para propor ações desestabilizadoras.

Ao lado de distintas figuras do chavismo, como o ministro da Informação, Ernesto Villegas, além do governador e irmão do presidente, Adám Chávez, Maduro voltou a acusar parte do empresariado do país por sabotagem no setor elétrico e por estocar alimentos básicos, responsável pela subida dos preços e, consequentemente, pela inflação no país.

Líder opositor acusa Maduro de mentir e exige a verdade sobre Chávez

O vice-presidente também lançou acusações contra seus opositores, incluindo meios de comunicação nacionais e internacionais, que se aproveitariam da saúde de Chávez para criticar o governo ou os familiares do presidente.

Segundo Maduro, a reunião foi convocada para unificar a informação sobre a situação política do país, e “tomar as ações frente aos setores não-patriotas”.

Ao lado dos chefes militares do país, o vice venezuelano alertou que a "revolução bolivariana" está protegida e que "o povo está de prontidão" para sair às ruas e defender o chamado movimento bolivariano.

Prontuário

Chávez, de 58 anos e desde 1999 no poder, foi internado em Havana em 11 de dezembro de 2012, quando se submeteu à quarta cirurgia para a retirada de um tumor na pélvis, diagnosticado em junho de 2011. O mandatário voltou à Venezuela em 18 de fevereiro passado, sendo internado no hospital militar de Caracas.

Reeleito nas eleições de outubro, o mandatário sofreu complicações no pós-operatório e não pode viajar à Venezuela para tomar posse para um novo mandato, em cerimônia marcada para 10 de janeiro, o que aumentou os boatos sobre seu estado de saúde, como a montagem que mostrava Chávez morto, deitado em um caixão, ou então a publicação pelo El País, o jornal mais importante da Espanha, da foto de um homem muito semelhante a Chávez e que estava entubado.

As únicas imagens divulgadas de Chávez desde sua última operação foram quatro fotos publicadas pelo governo, enquanto ainda estava em Havana, que o mostraram deitado em uma cama de hospital, ao lado de suas duas filhas.

Caso o líder venezuelano renuncie ou venha a falecer, uma eleição seria realizada dentro de 30 dias e, provavelmente, colocaria Maduro contra o líder da oposição Henrique Capriles, que perdeu para Chávez na eleição presidencial em outubro.

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.