Vice-presidente americano come picadinho, farofa e banana frita no Itamaraty
Joe Biden está no fim de sua visita oficial ao Brasil para ampliar as relações bilaterais
Internacional|Mariana Londres, do R7, em Brasília
O vice-presidente norte-americano Joe Biden foi recebido em almoço no Palácio do Itamaraty nesta sexta-feira (31) com cardápio bem brasileiro: salada, picadinho com arroz, farofa, banana frita, e de sobremesa uma panacotta de cupuaçu. Joe Biden foi recepcionado pelo vice-presidente Michel Temer e pelo ministro das Relações Exteriores Antonio Patriota. O vice-presidente norte-americano está em visita oficial ao Brasil para estreitar as relações políticas e comerciais entre os países.
Antes do almoço, Biden teve reunião com Temer e depois do encontro os dois falaram à imprensa. Na conversa, Temer reiterou a Biden o interesse brasileiro em um assento permanente no conselho de segurança da ONU.
Apesar do clima de festa, Brasil e EUA têm conflitos sérios para serem resolvidos
EUA querem multiplicar por cinco o comércio com Brasil, diz vice-presidente
—Mencionei o interesse já reiterado de ingressar e ter um assento no conselho de segurança das Nações Unidas e pedi apoio ao pleito da cidade de SP e do Brasil para sediar a Expo 2020, o que temos grandes chances.
Michel Temer falou sobre a relação de amizade que construiu com o vice norte-americano após os dois terem se encontrado na posse do presidente do México, em dezembro do ano passado, e minimizou um afastamento da política externa de Brasil e EUA nos últimos meses.
—Se diz que nós do Brasil tivemos relação próxima entre África, América do Sul e países árabes, mas não os afastamos dos EUA, até porque as relações comerciais entre os países são intensas e o interesse em estreitar essas relações jamais foram distanciados.
Bem-humorado, o vice-presidente disse que não queria mais deixar o Brasil.
—Deixo o Brasil com muito otimismo sobre o fato de as relações [dos Estados Unidos com o Brasil] atingirem um outro patamar. Nós somos a primeira economia do mundo, vocês (brasileiros] são a sétima. Espero muito trabalharmos juntos.
Vice-presidente americano visita o Brasil de olho no pré-sal
Dilma encontra vice americano em sua última escala na América Latina
O que acontece no mundo passa por aqui
Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia