Vídeos mostram caos e destruição após forte terremoto no centro da Itália
Moradores das regiões atingidas participaram do resgate dos feridos
Internacional|Do R7, com agências
Diversos vídeos mostrando o caos e a destruição resultantes do forte terremoto de 6 graus na escala Richter, que atingiu o centro da Itália na madrugada desta quarta-feira (24) e matou pelo menos 38 pessoas.
As imagens mostram retroescavadeiras sendo usadas para resgatar os feridos dos escombros das casas e prédios destruídos. Populares moradores das regiões atingidas também participam do resgate.
Este vídeo mostra o momento do tremor. Nele, é possível ver algumas barracas balançando, enquanto uma mulher — supostamente a que está gravando — grita. À esquerda, é possível ver uma senhora se desequilibrando por conta do tremor.
Cidade de Amatrice já contabiliza 35 mortos em terremoto que devastou região central da Itália
Merkel, Hollande e Putin lamentam terremoto na Itália
Este outro mostra a destruição nas ruas das cidades mais atingidas pelo terremoto.
O tremor foi registrado às 3h36 (hora local), com epicentro a 2 km da cidade de Accumoli, situada a 145 km de Roma, onde o sismo também foi sentido.
Seu hipocentro — ponto onde se origina um terremoto — ocorreu a apenas 4 km de profundidade. Às 4h32 e 4h32, duas réplicas foram percebidas, uma nas proximidades de Norcia, na região da Úmbria, e outra em Castelsantangelo sul Nera, em Marcas. Nestes casos, o hipocentro foi a 8 e 9 km de profundidade, respectivamente.
Cidade de 667 habitantes já soma 2,5 mil desalojados
Nas horas seguintes, mais de 50 réplicas com magnitudes superiores a 2 graus foram registradas. Amatrice foi uma das mais atingidas e teve sua avenida principal devastada pelo tremor.