Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

BH vai priorizar vacina a 30 mil profissionais de saúde de UTIs 

De acordo com a prefeitura, a capital mineira receberá 60 mil doses e vacinação começa 24 h após recebimento das doses 

Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7

Prefeitura de Belo Horizonte aguarda a chegada das vacinas para dar início à campanha
Prefeitura de Belo Horizonte aguarda a chegada das vacinas para dar início à campanha Prefeitura de Belo Horizonte aguarda a chegada das vacinas para dar início à campanha

Trinta mil profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus nas redes pública e privada serão os primeiros a receber a vacina contra a covid-19 em Belo Horizonte. O anúncio foi feito nesta terça-feira (18) pela prefeitura da capital mineira. 

De acordo com a secretária-adjunta de saúde, Taciana Malheiros, o Executivo espera receber 60 mil doses neste primeiro momento. Como são previstas duas doses por pessoas, a prefeitura irá limitar a imunização a profissionais de saúde das UTIs, tanto específicas para covid-19, como para atendimento a pacientes graves com outras comorbidades.

- Inicialmente, serão vacinados os que estão trabalhando dentro das UTIs dedicadas ao covid como as UTIs também para outras comorbidades. Eles serão os primeiros a serem vacinados.

À medida em que outros lotes das vacinas forem chegando à capital mineira, a vacinação prossegue da seguinte forma: 

Publicidade

- Profissionais de saúde que atuam nas enfermarias

- Profissionais de saúde que atuam nas UPAs e SAMU

Publicidade

- Demais profissionais de saúde e indígenas

Início da vacinação

Publicidade

Ainda não há previsão para a chegada dessas primeiras doses em Belo Horizonte. De acordo com Taciana, a prefeitura espera pelos insumos o "mais rápido possível". 

- A partir do momento em que Belo Horizonte receber a vacina, em 24 horas damos início à vacinação. A cidade está preparada com isnumos, seringas e agulhas. Quando chegarem as vacinas, a gente encaminha, faz a separação das doses e manda para os hospitais. 

Como os primeiros vacinados serão profissionais de saúde que atuam nas UTIs, a vacinação ocorrerá dentro dos próprios hospitais. 

De acordo com o Governo de Minas, as primeiras doses chegam no Estado pelo Aeroporto Internacional de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte. Uma cerimônia para marcar o início da campanha está marcada para 19h30. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.