Bombeiros controlam incêndio no Rola-Moça e na Serra da Piedade
Parque ficou cinco dias em chamas e teve vegetação nativa destruída
Minas Gerais|Do R7
Depois de cinco dias de combate, o Corpo de Bombeiros e brigadistas conseguiram controlar o incêndio na Serra do Rola-Moça, em Brumadinho. As chamas também foram extintas na Serra da Piedade, em Caeté. As duas unidades de preservação ficam na Grande BH.
No Rola Moça, 86 pessoas atuaram neste domingo (18), sendo 38 militares e 48 brigadistas do Instituto Estadual de Florestas, Copasa e AMDA (Associação Mineira de Defesa do Meio Ambiente). Duas aeronaves deram apoio jogando água nos trechos de difícil acesso. O fogo, que teria sido provocado de forma criminosa, destruiu boa parte da área. Ainda há focos em áreas cercadas pelos militares, que agora trabalham no rescaldo para impedir novas propagações.
Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7
Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play
Já na Serra da Piedade, a proximidade das chamas para o santuário de Nossa Senhora da Piedade chegou a interditar o percurso para visitantes no sábado (17).
A rotina de incêndios fez o Governo de Minas decretar situação de emergência em todo o Estado. O governador Fernando Pimentel (PT), em ato assinado neste domingo (18), justifica que "os riscos de graves danos humanos, sociais, materiais e ambientais, de impossível ou difícil reversibilidade, às populações atingidas". Com a decretação da situação de emergência, o Estado pode ter acesso mais rápido a verbas para combate das ocorrências.