Logo R7.com
RecordPlus

Bombeiros encerram buscas por funcionário soterrado em barragem

Militares procuraram por Adilson Aparecido Batista, de 44 anos, durante 16 dias

Minas Gerais|Do R7

  • Google News
Vítima trabalhava na manutenção da barragem
Vítima trabalhava na manutenção da barragem

O Corpo de Bombeiros encerrou nesta quinta-feira (25) as buscas pelo funcionário da Mineradora Herculano que desapareceu após o rompimento de uma barragem em Itabirito, na região central de Minas Gerais. Duas pessoas morreram e cinco ficaram feridas no acidente.

Segundo os militares, as buscas, que duraram 16 dias, foram encerradas por questões de segurança. Os trabalhos estavam sendo feitos com dificuldade, já que o barro estava secando e endurecendo. Nos últimos dias, cinco homens trabalhavam no local, com ajuda de cães farejadores e escavadeiras.


Leia mais notícias no R7 MG

Adilson Aparecido Batista, de 44 anos, estava em uma máquina, que foi encontrada com a porta aberta, o que significa que ele pode ter sido lançado para fora do equipamento ou saiu sozinho ao perceber a tragédia.


As vítimas trabalhavam na manutenção da barragem de rejeitos da Herculano Mineradora quando houve o deslizamento. A mina da empresa na região está ativa, mas a barragem já estava desativada.

Bens bloqueados


A Justiça bloqueou os bens dos sócios e da Mineradora Herculano. A liminar, proposta pelo Ministério Público de Minas Gerais, tem o objetivo de garantir a recuperação e a indenização dos danos causados pelo acidente.

Para o órgao, os impactos do incidente não foram completamente contidos e há riscos de agravamento do desastre ambiental. A medida requerida seria então para garantir os recursos necessários à reparação dos prejuízos.

A Mineradora Herculano disse que vai recorrer da decisão e que a manutenção do bloqueio de bens poderá até mesmo inviabilizar a execução de algumas medidas de emergência e segurança que estão sendo implementadas por orientação dos órgãos de fiscalização.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.