Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Buscas por operador de máquinas soterrado em Itabirito entram no terceiro dia

Barragem se rompeu na quarta-feira e, desde então, um trabalhador está desaparecido

Minas Gerais|Thaís Mota, do R7

Barragem de mineradora rompeu em Itabirito
Barragem de mineradora rompeu em Itabirito Barragem de mineradora rompeu em Itabirito

Militares do Corpo de Bombeiros de Ouro Preto, na região central de Minas Gerais, e de Belo Horizonte, retomaram por volta de 7h30 desta sexta-feira (12) as buscas pelo operador de máquinas Adilson Aparecido Batista, de 44 anos. Ele está desparecido desde a última quarta-feira (10) quando uma barragem desativada da Herculano Mineradora rompeu em Itabirito, também na região central do Estado.

Segundo os bombeiros, as buscas estão sendo realizadas somente durante o dia em função da instabilidade do terreno e do risco de novos deslizamentos no local do acidente. De acordo com relatos de outras vítimas, o operador de máquinas estaria trabalhando em um trator no momento em que a barragem de se rompeu.

No entanto, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a vítima não foi localizada no trator e a suspeita é que Adilson Aparecido tenha saído da máquina quando houve o deslizamento. Isso porque, conforme os militares, uma janela do trator soterrado estaria aberta.

Além do operador de máquinas, outros sete operários que trabalhavam na manutenção da barragem foram soterrados no acidente. Dois deles morreram e outros cinco foram resgatados com vida e socorridos a hospitais da região, sendo que um sofreu fraturas e precisou ser encaminhado ao Hospital de Pronto-Socorro João 23, em Belo Horizonte.

Publicidade

Leia mais notícias no R7 MG

As causas que levaram ao rompimento da barragem estão sendo investigadas pela Polícia Civil e também pelo Ministério Público. Agentes do Departamento Nacional de Produção Mineral também realizam vistorias na área do acidente. Enquanto isso, a Herculano Mineradora foi interditada e teve suas atividades suspensas pela Semad (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Minas Gerais).

Publicidade

Em nota divulgada na quarta-feira, a mineradora lamentou o acidente e informou que "estão sendo apuradas as causas do acidente, tanto por seu corpo técnico quanto pelas autoridades locais (Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Civil, Defesa Civil e órgãos ambientais)".

A empresa afirma que "está prestando todo suporte às famílias dos envolvidos", bem como "todas as medidas estão sendo tomadas no sentido de garantir a integridade de seus funcionários e minimizar os prejuízos à comunidade local e ao meio ambiente".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.