Logo R7.com
RecordPlus

Cacique Pataxó é nomeado diretor da Secretaria de Direitos Humanos

Mezaque Silva de Jesus quer levar cadastro a aldeias até outubro

Minas Gerais|Do R7

  • Google News
Indígena é pioneiro em postos de diretoria no Governo de Minas
Indígena é pioneiro em postos de diretoria no Governo de Minas

Um cacique Pataxó foi nomeado nesta terça-feira (18) diretor de promoção dos direitos das comunidades tradicionais da Secretaria de Direitos Humanos do Governo de Minas. Mezaque Silva de Jesus é lider dos Pataxós da reserva Guarani e há oito anos trabalha defesa das comunidades tradicionais. O IBGE estima que em todo o Estado vivam 31,6 mil índios, divididos em 12 etnias. 

Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7


Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Uma das primeiras medidas de Silva será fazer um mutirão de registro de índios Maxacalis, que vivem perto de Santa Helena de Minas, no Vale do Mucuri. A expectativa é confeccionar 1.200 CPFs e 600 carteiras de identidade até outubro para permitir aos índios acesso básico a serviços públicos. 


— Estamos falando de direitos básicos, como esses registros, atitudes que foram negligenciadas há muito tempo e nós vamos reverter. Sem saúde, a vida do índio é ameaçada. Sem educação, é o futuro da comunidade que fica em risco.

O novo diretor pretende levar às populações indígenas os planos estaduais de saúde, educação e saneamento básico.

— Quero atuar conforme for demandado pelas comunidades, são elas que vão apontar os caminhos das políticas públicas.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.