Evacuados por barragem em MG voltam em casa para buscar animais
Cerca de 50 famílias que saíram às pressas de um povoado em Itatiaiuçu, na sexta-feira, receberam permissão para retirar pets
Minas Gerais|Paulo Henrique Lobato, do R7
As cerca de 200 pessoas que na madrugada de sexta-feira (8) precisaram deixar suas casas às pressas, após alerta da mineradora ArcelorMittal sobre uma barragem da mina Serra Azul, em Itatiaiuçu (MG), puderam retornar temporariamente às residências, neste sábado (9), para ver como estão os animais e buscarem objetos pessoais.
O risco da represa foi aumentado do nível 1 para 2, na sexta, o que levou a mineradora a acionar a Defesa Civil para retirar moradores da área que pode ser atingida pela lama em caso de rompimento da estrutura. Cerca de 50 famílias que vivem na comunidade Pinheiros, área rural de Itatiaiuçu, deixaram seus lares.
Risco de barragem romper aciona sirene e afeta outra cidade de MG
Elas foram alojadas em hotéis de Itaúna, cidade vizinha, ou em casa de parentes. Puderam retornar neste sábado apenas para buscar pertences.
Segundo a empresa, "como a barragem está sendo constantemente monitorada, avaliou-se que seria possível a ida destes moradores às suasa casas com este objetivo". Ainda assim, por motivo de segurança, apenas um representante de cada família pôde voltar ao lugarejo.
Leia outras notícias sobre Minas Gerais no R7
O retorno temporário foi acompanhado pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.