Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Intoxicação de cães: governo encontra irregularidade em fornecedora de fábrica de petiscos

Ministério da Agricultura determinou a suspensão do uso de dois lotes da matéria-prima propilenoglicol, da Tecno Clean Industrial

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Cães apresentaram problemas renais após ter consumido petiscos
Cães apresentaram problemas renais após ter consumido petiscos Cães apresentaram problemas renais após ter consumido petiscos

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) informou, na quarta-feira (7), que identificou irregularidades em uma das fábricas que fornecem matéria-prima à Bassar Pet Food, empresa que produz os petiscos suspeitos de intoxicar e matar cães pelo Brasil.

O órgão do governo federal não detalhou qual é o problema, mas informou que ele está ligado a dois lotes (AD5053C22 e AD4055C21) da substância propilenoglicol, produzida pela Tecno Clean Industrial Ltda.

O produto faz parte dos ingredientes usados na fabricação dos alimentos para animais da Bassar. Ele tem a finalidade de manter o petisco seco.

O Mapa determinou que as indústrias registradas no Ministério que tenham comprado os dois lotes de propilenoglicol suspendam imediatamente o uso.

Publicidade

"As empresas fabricantes de produtos para alimentação animal registradas no Mapa também devem identificar os produtos fabricados com o uso dessas matérias-primas e, caso encontrem, devem fazer o recolhimento no comércio atacadista e varejista", determinou o órgão.

"Os procedimentos deverão ser comunicados aos serviços de inspeção de produtos de origem animal de cada jurisdição, para controle e ações complementares do Mapa", completou o Ministério da Agricultura.

Publicidade

A reportagem tenta contato com a Tecno Clean Industrial Ltda. Em nota, a Bassar Pet Food declarou que é "a maior interessada no esclarecimento dos fatos".

Segundo a companhia, os exames preliminares do Mapa indicaram que os lotes de propilenoglicol da Tecno Clean estavam contaminados com etilenoglicol. A substância é um anticongelante tóxico. Um laudo da Polícia Civil de Minas Gerais também já havia indicado a presença do produto em um dos petiscos da Bassar.

Publicidade

"A empresa está realizando um recall de todos os seus produtos junto a seus consumidores, solicitando que entreguem no local de venda os itens que já tenham adquirido anteriormente. A Bassar Pet Food já vinha recolhendo todas as suas linhas do varejo nacional e havia interrompido sua produção na semana passada", declarou a Bassar Pet Food.

Investigação

O caso foi revelado pela Record TV Minas. Oficialmente, a Polícia Civil de Minas Gerais já foi notificada sobre 40 mortes de cães. Um movimento liderado por tutores reúne 51 supostas vítimas, em diferentes estados brasileiros.

Os animais começaram a passar mal após o consumo de petiscos das linhas Every Day e Dental Care, da Bassar Pet Food. Eles apresentaram prostração, diarreia, vômito e falhas renais.

Segundo o Mapa, a contaminação estaria nos lotes 3554 e lote 3467. O governo determinou o recolhimento dos pacotes. A fábrica da empresa em São Paulo foi interditada.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.