Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

MPF pede esclarecimentos sobre tamanho real de mineração na Serra do Curral

Órgão levanta possibilidade de licença ter sido liberada considerando dimensão menor do que a prevista para o projeto

Minas Gerais|Ricardo Vasconcelos, da Record TV Minas

Complexo minerário vai ser instalado em Nova Lima
Complexo minerário vai ser instalado em Nova Lima Complexo minerário vai ser instalado em Nova Lima

O MPF (Ministério Público Federal) pediu novas explicações à ANM (Agência Nacional de Mineração) sobre a real dimensão da área que será explorada pela Tamisa (Taquaril Mineração S.A.) na Serra do Curral, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte.

De acordo com o MPF, as apurações feitas até o momento em procedimento administrativo fornecem indícios de que "a aprovação pelo Copam [Conselho Estadual de Política Ambiental] pode ter considerado área muito menor do que o tamanho real do projeto, o que impactaria significativamente na análise das consequências da implantação, com a subavaliação dos reais impactos ambientais".

O órgão ainda menciona a possibilidade de que o projeto original, apresentado em 2018 e considerado inviável naquela ocasião, esteja agora sendo fracionado justamente para facilitar a aprovação pelos órgãos competentes, já que estariam em curso outros 12 requerimentos de concessão de título minerário naquela área feitos pela mesma empresa. A ANM tem prazo de 10 dias para dar uma resposta. A reportagem procurou o MPF e ANM e aguarda retorno.

No início da semana, o órgão pediu esclarecimentos sobre o voto favorável da ANM em relação ao empreendimento. O MPF alegou que a agência teria ido contrariamente a uma decisão judicial relacionada ao empreendimento.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.