Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nível de água na represa de Três Marias pode chegar a 5% no fim do ano

A hidrelétrica funciona, atualmente, com 10% do total da capacidade

Minas Gerais|Do R7

Situação é considerada "grave" na represa
Situação é considerada "grave" na represa Situação é considerada "grave" na represa

A represa de Três Marias, que abastece a Usina Hidrelétrica de mesmo nome, uma das principais do Estado, pode chegar a 5% da capacidade de água no fim deste ano. Nesta quinta-feira (29) o governador de Minas, Fernando Pimentel (PT), sobrevoou o reservatório.

Atualmente, segundo o petista, a represa funciona com nível de água em 10%, situação considerada "grave". A preocupação é alta também com a população, propriedades rurais e plantações afetadas diretamente pela severa estiagem na região central do Estado.

— Isso significa que o uso vai ter que ser muito controlado. A meta da Cemig é chegar ao final do ano, na próxima estação de chuvas, com cerca de 5% da capacidade do reservatório. Esta é a preocupação. Fizemos essa visita e o sobrevoo e vamos nos reunir com os técnicos, separadamente, para conversar e ver quais são as medidas necessárias.

Leia mais notícias no R7 MG

Publicidade

Racionamento já atinge 49 cidades em Minas

Minas poderá ter "racionamento severo" em três meses, diz Pimentel

Publicidade

Como o sistema de energia elétrica no Brasil é interligado, a situação de Três Marias não provoca impacto imediato na situação energética. Por outro lado, a redução do nível de água traz outros impactos, já que essa é a primeira barragem construída ao longo do rio São Francisco, que nasce em Minas Gerais e passa por outros cinco Estados.

O presidente da Cemig, Mauro Borges, descartou mais uma vez a possibilidade de desabastecimento e de baixa no fornecimento de energia elétrica.

Publicidade

— No caso do sistema elétrico, ele é coordenado e planejado nacionalmente, não em nível estadual. Nesse sentido, o operador nacional do sistema [Aneel] é extremamente eficiente e exerce um nível de coordenação muito afinado. Nesse caso, o setor elétrico, que tem um forte planejamento nacional, tem risco praticamente zero de ter um colapso. O grande foco das atenções, nesse primeiro momento, é a questão do abastecimento de água.

Borges afirmou que a previsão de terminar o ano com o reservatório em torno de 5% está "dentro do planejamento".

— O sistema está organizado para isso. Estamos preparados para poder usar de uma forma absolutamente racional o reservatório e chegar ao nível de 5% dentro de todos os parâmetros de previsibilidade possíveis nesse momento.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.