Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Paciente morre com suspeita de "Mal da Vaca Louca" em hospital de Belo Horizonte

Vítima estava internada no Risoleta Neves; autópsia vai determinar causa da morte

Minas Gerais|Do R7, com Record Minas

Sala de espera do hospital; pacientes temem contaminação
Sala de espera do hospital; pacientes temem contaminação Sala de espera do hospital; pacientes temem contaminação

Um paciente morreu com suspeita de contaminação da doença Creutzfeldt-Jakob (DCJ), o "Mal da Vaca Louca", no Hospital Risoleta Neves, na região de Venda Nova, em Belo Horizonte. A morte foi atestada pelo hospital às 2h desta terça-feira (28).

Leia mais notícias no R7 Minas

Um britânico em cada 2.000 é portador da proteína ligada ao mal da vaca louca

Partícula que causa doença da vaca louca pode ser transmitida pelo ar

Publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou a suspeita e afirmou que o corpo foi levado para o Instituto Médico Legal para autópsia. Somente o exame poderá confirmar a doença contagiosa. A secretaria afirma que segue o protocolo do Ministério da Saúde para evitar a disseminação da doença, que se manifesta de três modos: esporádica, genética ou por ingestão de carne bovina contaminada.

O paciente que morreu com suspeita do "Mal da Vaca Louca" não teve o nome divulgado. O hospital também não informou a cidade de origem, assim como o motivo da internação.

Publicidade

Funcionários do hospital afirmam que outro paciente teria sido contaminado com a doença. Segundo informações extraoficiais, a segunda vítima estaria em observação no box 15 do Risoleta Neves. A secretaria de saúde, entretanto, nega a informação.

Doença contagiosa

A doença de Creutzfeldt-Jakob ataca o sistema nervoso central e geralmente é caracterizada por demência rapidamente progressiva, associada a contrações musculares involuntárias. A DCJ foi inicialmente descrita na Alemanha, em 1920, e desde então a incidência registrada foi de aproximadamente um caso para cada milhão de pessoas, segundo dados do Ministério da Saúde.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.