Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prefeito de BH prefere aguardar perícia antes de decidir sobre demolição de viaduto na Pedro 1º

Cowan recomenda implosão imediata, mas Marcio Lacerda pede conclusão de estudo

Minas Gerais|Do R7

Alça norte pode ser demolida se polícia constatar erros na estrutura
Alça norte pode ser demolida se polícia constatar erros na estrutura Alça norte pode ser demolida se polícia constatar erros na estrutura
Estudo apresentado pela Cowan para explicar queda
Estudo apresentado pela Cowan para explicar queda Estudo apresentado pela Cowan para explicar queda

A Prefeitura de Belo Horizonte deve aguardar o resultado da perícia da Polícia Civil para decidir se será preciso demolir a alça norte do viaduto Guarapares, na avenida Pedro 1º. Nesta sexta-feira (1º), oprefeito Marcio Lacerda (PSB) voltou a se pronunciar sobre o assunto após quase um mês de silêncio.

Leia mais notícias no R7 Minas

Lacerda afirmou que é preciso aguardar a apuração oficial, realizada pela polícia, antes de definir ações. O prefeito nega a demolição imediata, como sugerido pela construtora que executou a obra. A queda da alça sul matou duas pessoas e deixou 23 feridas no dia 3 de julho. O viaduto Montese, que cedeu 27 cm no início do ano, receberá um teste de carga antes de ser liberado à população.

Quando a construtora Cowan recomendou a implosão do pilar, argumentando que ele também foi construído com apenas 10% do aço necessário, a prefeitura solicitou um estudo de demolição. O documento é analisado por técnicos da Sudecap, que só deve se manifestar no fim do mês, ao fim da perícia policial. Por conta do erro de engenharia, uma escola teve aulas transferidas e 186 vizinhos da obra foram colocadas em hotéis da região.

Publicidade

Lacerda falou sobre o viaduto em solenidade na PBH em que anunciou a ampliação de contratos de PPP (Parceria Público-Privada) para a construção de 14 escolas infantis, as UMEIs (Unidades Municipais de Ensino).

A perícia no tabuleiro central do pilar que desabou começou nesta sexta-feira (1º), já que a retirada dos escombros que impediam o acesso dos policiais ao pilar terminou ontem.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.