Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prefeito diz que novo viaduto não será construído na avenida Pedro 1º

Segundo Marcio Lacerda, a construção "exigiria muitos estudos"

Minas Gerais|Do R7

Viaduto atingiu um carro, um micro-ônibus e dois caminhões
Viaduto atingiu um carro, um micro-ônibus e dois caminhões Viaduto atingiu um carro, um micro-ônibus e dois caminhões

O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, disse que não há planos para a reconstrução do Viaduto Batalha dos Guararapes, que desabou em julho deste ano, matando duas pessoas e deixando outras 22 feridas na avenida Pedro 1º.

Lacerda afirmou, nessa segunda-feira (15), que a construção "exigiria muitos estudos".

— Esses viadutos foram projetados não só para facilitar a passagem dos ônibus, dos carros, mas também para fazer uma importante ligação entre duas importantes regiões isoladas uma da outra, e dentro de um planejamento viário da cidade. Neste momento nós não temos nenhum plano. Qualquer providência exigiria muitos estudos, exigiria um novo projeto, uma nova definição de recursos.

Leia mais notícias no R7 MG

Publicidade

Conforme o prefeito, um pedido já foi encaminhado à BHTrans, que deve avaliar "alternativas" para o trânsito no local.

— O que nós fizemos foi pedir à BHTrans que estude rapidamente as alternativas para que a vida volte ao normal sem a necessidade de construir ali, em curto prazo, um viaduto. Ali ou em outro local da mesma região.

Publicidade

A previsão é que o tráfego seja liberado na avenida Pedro 1º na próxima semana.

Falhas

Publicidade

A perícia técnica da Polícia Civil encontrou uma série de erros na construção do viaduto. De acordo com o laudo, houve falhas na construção e no projeto que deu origem ao elevado. Até então, a perícia contratada pela construtora Cowan, responsável pela obra do viaduto, havia apontado apenas erros no projeto realizado pela empresa Consol.

O documento aponta ainda responsabilidade da Sudecap (Superintendência de Desenvolvimento da Capital), que não teria fiscalizado a obra, e também não teria revisado o projeto da Consol, que foi enviado à Cowan com um erro de cálculo em relação à quantidade de aço necessária para sustentação do elevado.

Entretanto, até o momento, nenhuma das partes foi indiciada e o relatório da perícia ainda está sob análise do delegado responsável pelo caso. A previsão da Polícia Civil é de que o inquérito só seja concluído em dezembro deste ano. O órgão também informou que não irá se posicionar sobre as informações do laudo que vazaram à imprensa.

Já a Sudecap e a Cowan informaram que não irão se pronunciar sobre a perícia oficial porque ainda não tiveram acesso ao relatório. A Consol enviou uma nota à imprensa reafirmando que houve alterações no projeto feito pela empresa e apontando a retirada do escoramento e a abertura de janelas como alguns dos erros que podem ter levado à tragédia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.