Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Represa de Três Marias vai ter vazão reduzida mais uma vez

Volume de água vai passar de 120 para 100 metros cúbicos por segundo, podendo chegar a 80

Minas Gerais|Do R7

Represa Três Marias opera com apenas 10% da capacidade
Represa Três Marias opera com apenas 10% da capacidade Represa Três Marias opera com apenas 10% da capacidade

A represa de Três Marias, que abastece a usina hidrelétrica de mesmo nome, uma das principais de Minas Gerais, vai ter sua vazão reduzida mais uma vez por causa da seca. O volume de água vai passar de 120 para 100 m³ por segundo, podendo chegar até a 80 m³/s.

A decisão foi anunciada durante reunião na ANA (Agência Nacional das Águas), em Brasília, entre representantes do CBHSF (Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco), MPF (Ministério Público Federal), Ibama e setor elétrico.

Leia mais notícias no R7 MG

A justificativa para mais uma redução apresentada pelo setor elétrico é de que caso os procedimentos não tivessem sido adotados, o volume útil do reservatório já teria chegado ao nível zero.

Publicidade

Sobre as chuvas, o gerente de recursos hídricos do ONS (Operador Nacional do Sistema), Vinícius Forain Rocha, afirmou que “estudos apontam para uma condição bem melhor para os próximos dez dias”.

Ainda segundo ele, no mês de dezembro do ano passado, o reservatório de Três Marias apresentou uma redução de 51%, em comparação ao mesmo mês de 2013; e de 52% em janeiro passado, em comparação com o primeiro mês de 2014. A expectativa para os próximos dias, porém, é de que a chegada de uma frente fria pode melhorar o nível da represa.

Publicidade

Nível mais baixo da história

Segundo o governo do Estado, a represa de Três Marias pode atingir o nível mais baixo de sua história neste ano. Em meio a crise hídrica, o reservatório deve operar com apenas 5% da capacidade até o fim de 2015.

Como o sistema de energia elétrica no Brasil é interligado, a situação de Três Marias não provoca impacto imediato na situação energética. Por outro lado, a redução do nível de água traz outros impactos, já que essa é a primeira barragem construída ao longo do rio São Francisco, que nasce em Minas Gerais e passa por outros cinco Estados

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.