Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vizinhos de viaduto que desabou na Pedro I fecham trânsito em protesto

Moradores criticam descaso da Prefeitura de BH e da construtora Cowan

Minas Gerais|Do R7, com Record Minas

Prédios apresentam rachaduras; moradores foram cadastrados pela Defesa Civil e devem ir para hotéis pagos pela construtora
Prédios apresentam rachaduras; moradores foram cadastrados pela Defesa Civil e devem ir para hotéis pagos pela construtora Prédios apresentam rachaduras; moradores foram cadastrados pela Defesa Civil e devem ir para hotéis pagos pela construtora

Alarmados com a queda de uma alça do viaduto Guararapes e com a possibilidade de desabamento da parte que restou, vizinhos da obra protestaram na manhã deste sábado (26) na região da Pampulha, em Belo Horizonte. O trecho foi liberado às 11h.

Cerca de 50 pessoas fecharam o trânsito próximo ao viaduto João Samaha e depois seguiram para a rua Doutor Álvaro Camargos, um dos principais desvios usados pelos motoristas por conta da interdição. A lentidão no trecho já atinge a avenida Antônio Carlos. Duas pessoas morreram e 23 ficaram feridas na tragédia.

Leia mais notícias no R7 Minas

Construtora de viaduto que desabou em BH é investigada por superfaturamentos de R$ 271 milhões

Publicidade

Com faixas e cartazes ("Grande inauguração viaduto Guararapes - conheça antes que caia"), os moradores criticam o descaso da Prefeitura de Belo Horizonte e da construtora Cowan, empresa responsável pela execução do empreendimento. A empreiteira admitiu que a alça desabou porque foi usado apenas 10% do aço necesário para o bloco, que sobrecarregou duas das dez estacas previstas. A Cowan, no entanto, culpa a Consol, empresa que elaborou o projeto. A PBH aprovou o documento e deu a ordem de serviço à Cowan, que também não revisou os cálculos - as partes discutem quem teria a responsabilidade de revisão.

Na sexta-feira (25), a Polícia Civil apresentou resultados parciais da perícia oficial, que aponta o afundamento de seis metros como causa do acidente. A PC ainda não fala em culpados.

Publicidade

Os moradores passam por cadastro da Defesa Civil e devem ficar temporariamente em hotéis pagos pela Cowan na região.

Defesa Civil

Publicidade

Em comunicado enviado à imprensa neste sábado (26), a Defesa Civil garante que os moradores têm recebido assistência:

"Os moradores serão retirados de suas residências para garantir a sua integridade física; os moradores estão sendo informados sobre as ações da Defesa Civil através da presença permanente do posto de comando no local, a disponibilização de telefone exclusvo e pela comissão de moradores; os cadastramentos foram concluídos. A logística está sendo finalizada. As famílias serão encaminhadas para hoteis. Os moradores receberam um comunicado com informações relevantes sobre o processo de remoção".

Ainda de acordo com o órgão, estão sendo utilizados "protocolos de proteção civil recomendados pela ONU em ações que implicam no socorro às vítimas e a diminuição dos prejuízos humanos, materiais, econômicos e sociais dos afetados".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.