Zoológico de BH tem a primeira gorila grávida da América do Sul
Lou Lou, que foi trazida para a capital mineira no ano passado, teve gravidez anunciada hoje
Minas Gerais|Do R7

A gorila Lou Lou, que chegou ao Zoológico de Belo Horizonte no fim do ano passado, está grávida. O anúncio foi feito pela FZB (Fundação Zoo-Botânica) nesta terça-feira (11). A gestação é a primeira da espécia na América do Sul.
Lou Lou foi foi trazida para BH com Leon para a formação de um grupo reprodutivo da espécie no zoológico da capital mineira. Os gorilas, que vivem na capital desde o 12 de outubro de 2013, têm demonstrado uma convivência bastante pacífica com a gorila Imbi, que já vivia no Zoo de BH.
De acordo com o Carlyle Mendes Coelho, médico veterinário e diretor do Jardim Zoológico, a gravidez foi descoberta depois que tratadores e biólogos da Seção de Mamíferos da FZB-BH vinham observando que Lou Lou apresentava comportamento um pouco diferente do que o normal. Ela estava mais quieta e sonolenta, além de comer bem, mas rejeitar alguns itens que, normalmente, apreciava bastante, como alguns tipos de suco e verduras. Assim como foram percebidas alterações na regularidade do seu ciclo estral, o cio.
Após a percepção dessas mudanças, foi realizado teste de gravidez humana como uma ação preliminar e o resultado foi positivo. No entanto, a a equipe irá continuar com as observações comportamentais de Lou Lou, Leon e Imbi e o teste será repetido mais vezes para monitoramento.
Em 2013, de acordo com o site Gorilla Land, foram registrados 28 nascimentos de gorilas em cativeiro no mundo.













