Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Monstros domésticos: Madrasta de menino preso em barril era conhecida por cuidar de animais 

Além disso, alguns vizinhos afirmam que pais de criança pareciam gentis. Crime reforça a importância de não se deixar enganar com  falsas aparências

Refletindo Sobre a Notícia por Ana Carolina Cury|Do R7 e Ana Carolina Cury

O caso do menino de 11 anos que foi encontrado com as mãos e os pés acorrentados dentro de um barril de ferro, em Campinas, interior de São Paulo, na tarde do último sábado, causou comoção nacional. Após receberem algumas denúncias, policiais encontraram a criança nua, dentro de um tambor de metal. O menino era alimentado com cascas de fruta e mal conseguia se mexer quando foi localizado.

Resgate de menino acorrentado e preso em barril reforça a importância de denunciar maus-tratos
Resgate de menino acorrentado e preso em barril reforça a importância de denunciar maus-tratos Resgate de menino acorrentado e preso em barril reforça a importância de denunciar maus-tratos

Enquanto alguns vizinhos suspeitavam do comportamento do pai para com o filho, outros ficaram surpresos quando souberam do crime porque afirmaram que os pais da vítima eram gentis. A madrasta, além de distribuir comida, cuidava de animais abandonados. Ela tinha uma associação que não era regulamentada e, segundo a Polícia Militar, na casa onde a criança foi encontrada, havia cerca de 10 cachorros correndo soltos pelo quintal. "Nós chegamos na casa e tinha muitos cachorros, todos bem cuidados. Soubemos que ela tinha uma associação que recolhia animais da rua. Trata bem os cachorros e deixa uma criança presa numa situação que nenhum animal mereceria", afirmou o 2º Sargento da Polícia Militar Mike Jason, que acompanhou a ocorrência.

Segundo informações do R7, aos policiais, o garoto disse que, quando sentia fome, comia as próprias fezes. 

O menino, que estava extremamente debilitado, foi levado pelos policiais ao hospital, onde segue internado sob a tutela de uma tia. 

Publicidade

Lobos em pele de cordeiro

Quando li que os vizinhos ficaram espantados com o caso porque os pais do garoto eram, aparentemente, muito educados fiquei mais chateada ainda. A sociedade está repleta de pessoas como eles, que fingem fazer o bem para esconder seus crimes.

Publicidade

Casos como o de João de Deus, religiosos pedófilos, entre muitos outros, provam que a hipocrisia e a maldade humana ganham espaço a cada dia.

Muitas pessoas fingem ser caridosas, simpáticas, para esconder seus crimes
Muitas pessoas fingem ser caridosas, simpáticas, para esconder seus crimes Muitas pessoas fingem ser caridosas, simpáticas, para esconder seus crimes

Ao longo da minha vida, conheci várias pessoas que fora de casa eram simpáticas, educadas, todos gostavam delas, mas, bastava chegar ao lar, para destratar o parceiro, os filhos. Ninguém as reconhecia.

Publicidade

Quantas vezes li em matérias sobre assassinos, serial killers, pedófilos e estupradores, a seguinte descrição: "Todos que conheciam fulano ficaram surpresos com o crime, porque ele era visto como uma pessoa simpática, educada e prestativa. Mas, agiu com frieza e não demonstrou nenhum arrependimento..."

Por isso, é preciso ficar atento, criminoso não tem rosto. Infelizmente, confiar hoje em dia não é uma atitude fácil porque, na verdade, nunca sabemos, de fato, o que há no coração das pessoas. São muitas que fazem caridade, assim como a madrasta da criança, mas, seu interior está podre. Suas atitudes são apenas para ganhar algo em troca, para se beneficiar, para esconder seus crimes, e por aí vai...

É nojento, mas essa é a principal tática de pedófilos. Normalmente, eles buscam ser queridos pela família para poder ter intimidade com a vítima. E a forma de abordagem é geralmente a mesma: se dá por meio do carinho e da atenção. Eles procuram exercer a função de substituto paternal para conseguir praticar sua perversão. 

Por isso, é preciso tomar muito cuidado em quem depositamos nossa confiança. Não basta fazer, é preciso ser.

Precisamos dar atenção aos conselhos tutelares

O pai da criança encontrada acorrentada no barril de ferro, se é que podemos chamá-lo assim, a namorada dele e a filha dela estão presos. Ele responderá por tortura e as duas mulheres, por omissão.

Na segunda-feira, em entrevista coletiva, o conselheiro tutelar da região Sul de Campinas, Moisés Sesion, confirmou que houve uma falha no acompanhamento do menino. "O Conselho sabia que a família tinha problemas de relacionamento, o histórico com uso de drogas. Mas, nunca havia chegado a informação de que o menino era mantido nessas condições”, disse.

Menino de 11 anos, mantido acorrentado e sem comida em tonel, pesava 25 kg
Menino de 11 anos, mantido acorrentado e sem comida em tonel, pesava 25 kg Menino de 11 anos, mantido acorrentado e sem comida em tonel, pesava 25 kg

Ou seja, o Conselho já sabia que havia algo errado naquela casa. Por isso, a importância das pessoas darem mais atenção à este órgão destinado a garantir os direitos da criança e do adolescente – principalmente os mais vulneráveis – em todas as cidades do Brasil.

O Disque 100 é um serviço de denúncias e proteção contra violações de direitos humanos 24 horas, que funciona todos os dias da semana. No Brasil, é um dos principais meios de denúncia dos crimes envolvendo crianças e jovens. A denúncia também pode ser feita nos conselhos tutelares, delegacias de polícia ou anonimamente por meio do site www.dpf.gov.br.

Manter o silêncio em torno destes crimes favorece o aumento dos casos e piora ainda mais as ações de prevenção e de punição.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.