Logo R7.com
RecordPlus

Acusado de mandar matar juíza Patrícia Acioli vai a júri popular nesta quinta-feira

Justiça já condenou 6 PMs que ainda não foram expulsos da corporação

Rio de Janeiro|Do R7

  • Google News
Patrícia Acioli foi assassinada no condomínio onde morava em 2011
Patrícia Acioli foi assassinada no condomínio onde morava em 2011

A partir das 8h desta quinta-feira (20) será julgado o ex-comandante do 7º BPM (São Gonçalo) tenente-coronel Cláudio Luiz Silva de Oliveira, no Tribunal do Júri de Niterói, região metropolitana do Rio. Ele é acusado de ser o mandante do assassinato da juíza Patrícia Acioli, em 2011. O julgamento será feito pela juíza Nearis dos Santos Carvalho Arce.

Oliveira vai reponder por homicídio triplamente qualificado - motivo torpe, mediante emboscada e com o objetivo de assegurar a impunidade do arsenal de crimes - e por formação de quadrilha armada como delito conexo.


A juíza Patrícia Acioli foi morta em 11 de agosto de 2011, com 21 tiros, em frente ao condomínio onde morava, em Piratininga, Niterói. A vítima atuou em alguns processos nos quais os réus eram PMs envolvidos em supostos autos de resistência (mortes de suspeitos em confrontos com a polícia).

Seis PM já foram condenados pelo envolvimento no assassinato da juíza. Ao todo são 11 réus e os que foram julgados ainda não foram expulsos da corporação. Carlos Adílio Maciel dos Santos foi sentenciado a 19 anos e seis meses de reclusão; Jefferson de Araujo Miranda recebeu pena de 26 anos de reclusão; Jovanis Falcão, de 25 anos e seis meses de prisão; Junior Cezar de Medeiros, de 22 anos e seis meses; Sérgio Costa Júnior foi condenado a 21 anos de reclusão, e Daniel Santos Benitez Lopez recebeu pena de 36 anos de prisão.


A Amaerj (Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro) disse em nota que repudia o fato da Polícia Militar ainda não ter dado início aos procedimentos de expulsão dos já condenados pelo assassinato da magistrada. A Associação espera que a sentença de todos os criminosos seja cumprida.

Veja o vídeo:

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.