Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após dar carona a ativista foragida no Consulado do Uruguai, deputada afirma: "fiz e faria de novo"

Janira Rocha apoiou ativistas que pediram asilo no país vizinho

Rio de Janeiro|Rodrigo Teixeira, do R7

Janira Rocha participou de ato na OAB-RJ nesta terça-feira (22)
Janira Rocha participou de ato na OAB-RJ nesta terça-feira (22) Janira Rocha participou de ato na OAB-RJ nesta terça-feira (22)

A deputada estadual Janira Rocha (PSOL) esclareceu o apoio dado aos ativistas Eloisa Samy, David Paixão e à namorada dele, na noite de segunda-feira (21), quando deu carona em carro oficial a eles na saída do Consulado do Uruguai, em Botafogo, zona sul do Rio. O trio tentava asilo político no país vizinho, o que foi negado.

De acordo com a parlamentar, o apoio dela aos ativistas representa a luta pela democracia. Janira, inclusive, participou de um protesto na OAB-RJ (Ordem dos Advogados do Brasil no Estado do Rio de Janeiro), no Centro, na manhã desta terça-feira (22), chamado de Ato em Defesa da Democracia Contra a Criminalização da Liberdade de Manifestação.

— Após negado o asilo, eu pedi que eles [ativistas] saíssem de lá [do prédio do consulado em Botafogo]. Porque se eles não saíssem de lá, iriam ter chamado a Polícia Federal para retirá-los. Eu saí com eles pela porta da frente. Com todos os corredores filmados com câmeras. Existia inclusive uma viatura da Polícia Militar na frente. E eles [ativistas] diziam que iriam encontrar advogados e familiares para verificar o que iriam fazer. Eu fui lá prestar apoio e solidariedade, porque isso é o papel de um parlamentar. Fiz e faria de novo.

Janira atacou ainda os que reclamaram da carona dada no carro da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro).

— O carro da Alerj não pertence ao deputado Paulo Melo [presidente da Casa], não pertence ao governo do Rio. O carro pertence ao povo. Eu sou uma parlamentar. E a Constituição diz que eu também tenho prerrogativas para exercer minha ação política.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.