Após morte de PM, Bope volta ao Complexo do Alemão; Cabral fala em plano para matar policiais
Caveiras vão treinar PMs e reforçar segurança na região
Rio de Janeiro|Do R7
Ao meio-dia deste sábado (15), o Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) voltou aos Complexos do Alemão e da Penha, cenários de confrontos recentes que resultaram na morte de policiais militares. O anúncio do retorno da polícia de elite foi feito pelo secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, na sexta-feira (14), após a morte do subcomandante da UPP Vila Cruzeiro, Leidson Acácio, de 27 anos.
De acordo com o coronel Frederico Caldas, coordenador das UPPs, os vinte pontos mais críticos dos complexos serão ocupados. A presença do Bope tem o objetivo de reforçar a segurança e também treinar policiais de UPP com novas técnicas de abordagem e planejamento.
Além dos “Caveiras”, que não têm data para sair, mais 300 policiais de outras unidades pacificadora deve chegar às comunidades neste sábado.
O governador Sérgio Cabral afirmou que os recentes ataques que resultaram em mortes de policiais militares são fruto de uma ação organizada de criminosos para intimidar o processo de pacificação. Segundo ele, o governo dará todo apoio à polícia para reprimir qualquer reação do tráfico.
— Não tenho dúvida de que há uma ação de criminosos. Que criminosos querem matar policiais. O que posso assegurar é que a polícia tem todo o meu apoio para continuar agindo.